×
ContextoExato
Responsive image

Mais distante de Bolsonaro, Ibaneis Rocha quer que MDB tenha candidato próprio

Mais distante de Bolsonaro, Ibaneis Rocha quer que MDB tenha candidato próprioFoto: Minervino Júnior/D.A Press

Os aliados do governador dizem que a ideia não tem nada a ver com Bolsonaro, mas Ibaneis defendia publicamente, até pouco tempo, que o presidente merecia ser reeleito.

Alexandre De Paula - Coluna Eixo Capital - 02/05/2021 - 11:15:58

Mesmo com os desentendimentos no último fechamento do comércio no DF, a relação do governador Ibaneis Rocha (MDB) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está apaziguada. Segundo fontes próximas ao emebista, Ibaneis gosta de Bolsonaro, mas quer manter-se independente nas decisões locais. Apesar da paz, o governador lançou a proposta, em reunião do MDB nesta semana, de que o partido tenha candidato próprio à presidência em 2022, uma forma também de não se aliar a Lula, como planeja um grupo liderado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Os aliados do governador dizem que a ideia não tem nada a ver com Bolsonaro, mas Ibaneis defendia publicamente, até pouco tempo, que o presidente merecia ser reeleito.

Pacote de geração de empregos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, ontem, que vai lançar um pacote para ajudar na geração de empregos no DF nesta semana. O emedebista, no entanto, ainda não divulgou as informações sobre o projeto. “Sei que é um momento muito delicado por conta da crise gerada pela pandemia. Mas, neste dia do trabalhador, a mensagem que quero deixar é a de esperança porque estamos trabalhando muito para reacelerar a economia e gerar empregos”, disse.

Mulheres jovens são alvo
De 94 inquéritos avaliados pela CPI do Feminicídio da Câmara Legislativa, 53% das vítimas tinham entre 30 e 49 anos e 38%, entre 18 e 29, mostra o relatório, que será divulgado amanhã na íntegra, feito pelo distrital Fábio Felix (PSol). O trabalho tentou identificar padrões e buscar soluções para o problema no DF. Chama a atenção, por exemplo, que em 21,4% dos casos o agressor usou frase similiar a “se você não for minha, não será de mais ninguém”. A CPI concluiu que medidas de protetivas de urgência, se monitoradas pelo Poder público, podem salvar vidas e destacou que é preciso reforçar o sistema de apoio local.

Continuidade
A diretoria do Sindireta, maior sindicato de servidores públicos do DF, foi reconduzida por mais cinco anos. Apenas uma chapa disputou as eleições e Ibrahim Yusef segue na presidência da entidade. Ele afirma que a pandemia deixou clara a necessidade de reforçar o serviço público. “Isso só é possível com servidores qualificados, reconhecidos, valorizados e com estabilidade”, disse.

100% digital
Processos em primeira instância no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) poderão ser feitos de maneira 100% digital. A partir de amanhã, será possível aderir ao formato no sistema da Corte. Nesse caso, não será necessário comparecer aos fóruns e tudo será feito on-line, até as audiências.

Otimismo
Os resultados de fevereiro do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) do Mercado Imobiliário deixaram o setor otimistas para a manutenção de bons números neste ano. Neste ano, o IVV ficou em 10,5% em fevereiro contra 6,7%. Águas Claras liderou a venda de imóveis, segundo a pesquisa feita em parceria pelo Sinduscon-DF e pela Ademi-DF.

Chumbo trocado
De um lado, os governistas dizem que a tentativa de instalar uma CPI para investigar atos do Iges-DF é pura ação política com foco em 2022; defendem que a ideia é encontrar material para usar contra Ibaneis nas próximas eleições. De outro lado, a oposição diz que o governo quer esconder possíveis ilicitudes e tem medo de uma investigação mais profunda numa área em que já houve suspeita de irregularidades pelo Ministério Público.

Tudo explicadinho
A Secretaria de Comunicação lançou uma ferramenta para auxiliar a população a ter acesso a uma série de serviços oferecidos pelo governo. Chamada de Tudo explicadinho, a plataforma on-line dá passo a passo para várias funções oferecidas pelo poder público e às quais o cidadão pode ter dificuldade para usar, como registrar boletins de ocorrência, fazer pedidos de medicamentos da farmácia de alto custo e a obtenção de alvarás.

SÓ PAPOS
“Bolsonaro continua sua escalada golpista na Esplanada. Alguma manifestação de empatia por mais de 400 mil mortos? Bolsonaro é o maior aliado do vírus.”
Leandro Grass (Rede), deputado distrital

“O povo foi em peso pras ruas (…) Carreata bombando!É pelas liberdades ,pelo voto auditável e apoio ao presidente Jair Bolsonaro.”
Bia Kicis (PSL-DF), deputada federal

ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA
Foram definidos os seis mais votados para disputar a vaga pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios no TJDFT. O procurador de Justiça Leonardo Bessa ficou em primeiro lugar seguido do promotor Libânio Rodrigues; e dos procuradores Maurício Miranda; José Firmo Soub; Vitor Gonçalves; e Eduardo Albuquerque. Os nomes seguirão para o TJDFT, que definirá lista tríplice. Por fim, o presidente Jair Bolsonaro escolherá um deles.

MANDOU MAL
O ministro da Economia Paulo Guedes, sem saber que estava sendo gravado, deu uma série de declarações catastróficas. A repercussão foi péssima e abriu mais uma polêmica no governo.

MANDOU BEM
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, mandou que o governo realize o Censo neste ano. As informações são importantíssimas para a análise do quadro social brasileiro e para a formulação de política públicas

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
O Brasil conseguirá barrar as fraudes e irregularidades nos cadastros para a vacinação de pessoas com comorbidades?

Comentários para "Mais distante de Bolsonaro, Ibaneis Rocha quer que MDB tenha candidato próprio":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório