Estadão Conteúdo - 25/05/2022 - 16:29:12
O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente projeto que inscreveria o nome da psiquiatra Nise Magalhães da Silveira no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria". O veto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 25.
O projeto, de autoria da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), foi aprovado pelo Congresso Nacional em abril. Nise da Silveira foi reconhecida mundialmente por revolucionar o tratamento psiquiátrico no Brasil, sendo contra métodos até então tradicionais, como eletrochoques e confinamento.
"Não é possível avaliar a envergadura dos feitos da médica Nise Magalhães da Silveira e o impacto destes no desenvolvimento da Nação, a despeito de sua contribuição para a área da terapia ocupacional", explicou a justificativa do veto. "Desse modo, ao ouvir as pastas ministeriais, o presidente decidiu vetar a proposição legislativa, pois prioriza-se que personalidades da história do País sejam homenageadas em âmbito nacional, desde que a homenagem não seja inspirada por ideais dissonantes das projeções do Estado Democrático".
fonte: Estadão Conteudo
Este é o maior volume de chuvas registrado no Estado nordestino desde 2010.
Mais de 1,2 milhão de pessoas viajaram para destinos internacionais no mês, a maior movimentação de passageiros desde fevereiro de 2020, relata a Anac. Em relação a 2019, porém, houve redução de 36,5%.
A Polícia Federal chegou a descartar a hipótese, mas voltou atrás.
Parceria ajuda no cumprimento de metas da Agenda 2030
Para falar sobre o assunto, entrevistamos Ana Giorgina, economista e supervisora técnica do Dieese na Bahia
Na primeira semana após as chuvas, foram entregues mais de 21 mil refeições com a colaboração de voluntários
Caso de atriz exposta reacendeu uma série de questões envolvendo o papel da Enfermagem
Antigas práticas estão sendo ressuscitadas nas estradas para sobreviver com o diesel custando mais caro que a gasolina.
Estelionatários simulam liberação de empréstimos
Na compra de viagens aéreas não é diferente A soma anual das emissões e resgates de pontos chegou a 22,4 milhões de transações em 2021
Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Comentários para "Jair Bolsonaro veta título de Heroína da Pátria para psiquiatra Nise da Silveira":