Escritor e autor do livro que inspirou o longa de Walter Salles
Ana Cora Lima, Rio De Janeiro, Rj (folhapress) - 01/11/2025 07:20:52 | Foto: Fernanda Torres se destacou na pele de Eunice Paiva em 'Ainda Estou Aqui' Foto: Reprodução/Sony Pictures
Neste sábado (25), a cidade de Bari, na Itália, inaugura a Via Maria Eunice Facciolla Paiva, rua batizada em homenagem à advogada e protagonista do vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025, "Ainda Estou Aqui". Quatro de seus cinco filhos -Vera, Ana Lúcia, Maria Beatriz e Marcelo Rubens Paiva- estarão presentes na cerimônia.
Escritor e autor do livro que inspirou o longa de Walter Salles, Marcelo celebrou a homenagem:"Passei anos escrevendo e dando entrevistas sobre o meu pai e o desaparecimento dele. Agora é a vez da minha mãe", contou ao Estadão.
Ele continuou: "Ela se transformou em uma heroína numa sociedade que, até pouco tempo atrás, a via apenas como uma viúva. Hoje, é reconhecida como uma mulher fundamental na luta democrática."
O filme "Ainda Estou Aqui" foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2024, onde recebeu quase dez minutos de aplausos. A tradução italiana do livro já está em sua sexta edição.
"Agora, com o filme, a Itália se apaixonou por ela. Aqui, ela é chamada de Maria Facciolla, não de Eunice Paiva", disse Marcelo. Eunice morreu no dia 13 de dezembro de 2018, aos 86 anos, em São Paulo, após uma luta de 14 anos contra o Alzheimer. Mulher de Rubens Paiva, ex-deputado cassado em 1964 e desaparecido, após ser preso pela pela ditadura militar no Rio de Janeiro, ela recebeu a certidão de óbito do marido em 1996.
Segundo a família, o sobrenome "Facciolla" vem de Polignano a Mare, no sul da Itália, cidade natal do pai de Eunice, de onde partiram muitos imigrantes rumo ao Brasil no fim do século XIX.
Comentários para "Itália inaugura rua em homenagem a Eunice Paiva, inspiração de 'Ainda Estou Aqui'":