Nossas estratégias de mídias sociais estão em constante evolução
Social Report.com - Foto: Divulgação - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:
Próximo para o início do segundo semestre, o que para os marqueteiros, geralmente, é quando medem e avaliam a eficiência de suas campanhas de redes sociais para ver se seus esforços tiveram um impacto significativo na receita. Eles já podem, também, estar finalizando suas novas estratégias para final do ano e verificar se estão alocando corretamente seus recursos, enquanto alguns provavelmente já colocaram em prática suas estratégias de marketing para esse ano.
Nossas estratégias de mídias sociais estão em constante evolução. Precisamos nos manter sempre atualizados e como lidar com as mudanças. Assim como a tecnologia e o comportamento dos consumidores irão mudar em maneira muito imprevisíveis, devemos estar preparados para esses avanços pois isso irá mudar a forma como você se conecta com seu público-alvo. É de nosso dever nos planejar para essas mudanças, para não sermos pegos de surpresa quando acontecer. Apesar de ser difícil de prever o futuro das redes sociais daqui a 10 anos, aqui estão algumas tendências que podem ser previstas.
Segue aqui três previsões de especialistas de como o marketing das redes sociais será no futuro:
Previsão #1: O Consumo de Conteúdos Visuais Mudará
Com a mudança de comportamento de consumo, pode-se dizer que os tipos de conteúdo irão continuar em constante evolução. Na realidade, o Facebook fez uma pesquisa das tendências de consumo de mídias e foi dito que as pessoas passam uma média de 1.7 segundos quando estão olhando um pedaço do conteúdo. Eles, também, mencionam que as pessoas olham 5 vezes mais os vídeos do que conteudo estaticos tanto no facebook quanto no Instagram. Por ora, como um marqueteiro das mídias sociais, você deveria saber a importância de incorporar conteúdo visual na sua estratégia de redes sociais.
Futuro das Midias Sociais
Se você ainda não mudou seu foco nos conteúdos visuais, então você está muito atrasado na nova estratégia de marketing. Vamos analisar estatísticas que demonstram o impacto de conteúdos visuais tem em engajamento, alcance e capital para as empresas.
Especialistas de marketing de redes sociais dizem que gráficos originais, tais como os infográficos e ilustrações, têm melhores desempenho, aumentando o tráfego de sua página em até 12%.
Louise Myers, em seu blog, que foi eleito o nono melhor blog do mundo para marketing de Facebook, diz que quando perguntado quais os tipos de conteúdos visuais mais frequentemente produzidos, 3% dos profissionais de marketing disseram que eles usam imagens de banco de imagens e 30% usam infográficos originais. Os 45% restantes disseram que usam videos, visualizações de dados, gráficos e GIFs geralmente.
Eis uma das tendências de marketing que é praticamente impossível de ignorar. O poder dos conteúdos visuais só irá continuar a crescer em importância nos próximos anos. Como um profissional de marketing, você deve reconstruir seu conteúdo e sua estratégia para deixá-los mais adaptável e adequado para as mudanças que estão por vir de consumo digital e visual.
Previsao #2: O Aumento do Dark Social
O que seria exatamente o dark social?
Se refere ao tráfego da web que não pode ser rastreado através de programas de análises da web. É simplesmente o tráfego que vem de forma privada dos canais das redes sociais como emails e mensagens instantâneas. Compartilhamento privado é feito quando os usuários copiam e colam o link do conteúdo e o compartilha através de mensagens de aplicativos de smartphones como o Telegram e o WhatsApp.
Como isso atrapalha as marcas?
O Dark Social domina os compartilhamentos online. Isso conta muito para o tráfego para qualquer website. De acordo com um artigo da Cristiane Thiel em 2017 84% do conteúdo compartilhado no mundo virtual vem de dark social.
Mudancas Redes Sociais para os próximos anos
Ela também menciona que 62% dos cliques de volta, ou clickback em inglês, no Dark Social vem de smartphones. Os outros 38% vem de desktops. Consumidores respondem mais ao Dark Social quando os links são compartilhados via celulares.
Dark Social: O Que Você Pode Fazer a Respeito?
Os profissionais de marketing precisam se familiarizar com o compartilhamento de envios, diminuindo e monitorando o dark social até um certo ponto. Você pode criar um método para entender o principal aspecto do Dark Social para ver como pode usá-la a seu favor. Aqui o que se pode ser feito:
Usar as Ferramentas Certas
Mesmo que não se possa rastrear completamente o dark social, usando as ferramentas certas pode te ajudar a diminuí-las. Aplicativos com o Google Analytics ou qualquer ferramenta do social media analytics que te permita entender corretamente as origens do tráfego e então, entender seu comportamento e suas conversões.
Encurtar URLS
Diminua os seus links para ser mais fácil encontra-los. Com os URLS curtos, você irá aproveitar uma melhor visão de seu engajamento e compartilhamentos.
Crie Botões de Compartilhamento.
Você deve incluir botões de compartilhamento bem visível nos seus canais das redes sociais para encorajar as pessoas a compartilhar mais o seu conteúdo.
Esses são alguns dos passos de proatividade que você pode fazer para medir o seu engajamento do Dark Social sem perder o rastro deles.
Previsão #3: O Fim do Alcance Orgânico
O Facebook fez impossível alcançar seus seguidores organicamente fácil. Uma pesquisa mostrou que o alcance orgânico da maioria das publicações não passam de 2%. Isso não é bom para os profissionais de marketing, especialmente aqueles que estão contando os numeros de seguidores que tem na plataforma. O Facebook alegou que simplesmente existe muito conteúdo publicado na plataforma todos os dias e eles precisam ser cautelosos e extremamente exigentes sobre o que querem no feed dos usuários. Eles também querem se assegurar que o conteúdo aparecendo nas suas contas sejam relevantes a eles. Consegue ver como o Facebook está lentamente se transformando em uma plataforma de marketing paga? Quanto mais o tempo passa, mais isso se torna mais evidente.
Esperamos muitas mudanças no mundo do marketing nos anos a vir. É importante saber essas tendências emergentes para que você esteja ciente como essas mudanças podem afetar sua estratégia de marketing hoje e no futuro.
Comentários para "3 previsões para o futuro das redes sociais":