ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 25 de maio de 2018

Workshop de Tecnologia Social do Inpa foca em economia solidária e gestão estratégica pública

Workshop de Tecnologia Social do Inpa foca em economia solidária e gestão estratégica pública

O workshop é gratuito e haverá certificado de participação

Por Luciete Pedrosa - Ascom Inpa/Fotos: Acervo coordenadora e Katie Munster - 08/02/2018 - 00:23:06

O evento é direcionado a pesquisadores, estudantes, líderes comunitários, grupos organizados da sociedade civil, gestores públicos, formadores de opinião, instituições de fomento a projetos socioambientais e demais interessados.

Estão abertas as inscrições para o VII Workshop de Tecnologia Social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), que acontecerá nos dias 21 de 22 de março, no Auditório da Ciência. Iniciativa da Coordenação de Tecnologia Social (Cotes/Inpa), o evento objetiva avançar no processo de conhecimento da base legal dada pelas políticas públicas na área de tecnologias sociais e aproximar atores envolvidos na produção de tecnologias de interesse social para a Amazônia.

O tema escolhido para este ano é “Economia solidária e gestão estratégica pública”. O workshop é direcionado a pesquisadores, estudantes, líderes comunitários, grupos organizados da sociedade civil, gestores públicos, formadores de opinião, instituições de fomento a projetos socioambientais e demais interessados. O evento é gratuito e haverá certificação de participação. As inscrições podem ser feitas acessando o portal Inpa www.inpa.gov.br.

De acordo com a programação, a edição deste ano contará com várias oficinas práticas como Podução artesanal de cerveja e Possibilidades e negócios com agregação de valor aos insumos amazônicos (Laboratório de Micologia/Inpa); oficina sobre Espécies amazônicas de interesse para o tratamento da saúde da mulher (Associação Vida Verde da Amazônia - Avive); oficina sobre Empreendedorismo socioambiental (Aniba Consultoria); e a oficina sobre Desenvolvimento de uma metodologia de organização e intervenção comunitária (Rede Grupo de Trabalho Amazônico – GTA).

“Esperamos com este workshop divulgar as tecnologias emergentes oriundas das pesquisas do Inpa e reunir vários atores para que possam refletir sobre as experiências concretas em andamento e a partir delas contribuir com propostas para a regulamentação da Política Nacional de Tecnologia Social (Projeto de Lei 3329/15)”, explica a coordenadora de tecnologia social do Inpa, Denise Gutierrez. “Pretendemos ainda construir um documento que será encaminhado aos órgãos competentes com essas propostas”, completou.

A programação está prevista para iniciar às 9h do dia 21 de março, com a mesa de abertura, que será formada pelo diretor do Inpa, Luiz Renato de França, pelo secretário estadual de Produção Rural, José Aparecido dos Santos, além da coordenadora da Cotes do Inpa. Também contará com a participação dos superintendentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Tomaz da Silva, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/AM), Sandro Maia Freire.

O coordenador de Extensão do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nides/CT/UFRJ), Celso Alexandre Souza de Alvear, fará a conferência de abertura, prevista para as 9h30. O tema da conferência será “Economia solidária e gestão estratégica pública”.

Mesa-redonda

Após a conferência de abertura haverá uma mesa-redonda que tratará das “Experiências e práticas em Tecnologia social com foco em alimentação saudável”. Os participantes debaterão os seguintes temas: Experiência de troca de sementes na agricultura familiar indígena (pesquisadora Sonia Alfaia/Inpa); Experiência de inclusão social em Segurança Alimentar e Nutricional (pesquisadora Dionísia Nagahama/Inpa/Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-Consea); Experiências de desenvolvimento de produtos de tecnologia social a partir do uso sustentável de frutos amazônicos (pesquisadora Jerusa Andrade/Inpa); projeto Arca do Gosto do Movimento Slow Food (Carlos Demeterco/Slow Food).

Ciclo de palestras

No dia 22/03 à tarde será dado destaque aos resultados do projeto Finep Implantação de Undiades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia apresentando três resultados importantes de pesquisas e intervenções sociais nas palestras: Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia – Uma experiência de Inclusão Social na capacitação em agroecologia, ministrada pela parceira da Ufam Dra. Ivanilce Castro; Segurança Alimentar e Conservação de Recursos Genéticos na Agricultura Familiar Amazônica, ministrada pelo pesquisador do Inpa, Dr. Danilo Fernandes da Silva Filho, e Dr. Hiroshi Noda da Ufam (pesquisador aposentado do Inpa); e finalmente a palestra intitulada Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia – Uma experiência de Inclusão Social na capacitação de produtores de peixe, pela Dra. Elizabeth Gusmão do Inpa.

Segundo Denise Gutierrez, o evento terá ainda como destaque a participação de convidados externos. Um deles é a Coordenadora da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB), Dra. Sonia Marise Salles Carvalho. Ela falará sobre experiências na incubação de empreendimentos de tecnologia social e economia solidária no contexto brasileiro.

Outro convidado é o coordenador de projetos e pesquisador principal do Instituto de Tecnologia Social (ITS/Brasil), Jesus Carlos Delgado Garcia, que conduzirá uma oficina para avaliação de projetos de tecnologia social com o Sistema de Acompanhamento de Tecnologias Sociais (SATECs), além do Dr. Celso de Alvear.

Visita técnica e exposição de banner

Nos dois dias de programação pela parte da tarde, os participantes farão uma visita técnica (21/03) à Unidade Demonstrativa de Purificação Solar de Água – uma tecnologia social, instalada no Bosque da Ciência, ganhadora de prêmio nacional da Fundação Banco do Brasil, e já consolidada e replicada em cerca de 30 comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, além de dois povoados de Nampula, na África. Também poderão conhecer de perto (22/03) a Unidade Demonstrativa de Construções Sustentáveis com Bambu.

Banners mostrando os trabalhos desenvolvidos pela Coordenação de Tecnologia Social (Cotes), de alunos de mestrado em Agricultura no Trópico Úmido (ATU) e do Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas (MPGAP) estarão expostos na área do Auditório da Ciência. No encerramento do evento haverá a premiação dos melhores trabalhos em banner.

Comentários para "Workshop de Tecnologia Social do Inpa foca em economia solidária e gestão estratégica pública":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório