×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 20 de setembro de 2018


Um animal de estimação curioso

Um animal de estimação curioso

O Lagarto

Meus Animais / Foto Pixabay - 15/02/2018 - 11:52:32

Um número crescente de pessoas escolhe o lagarto como animal doméstico de companhia. Pode parecer estranho no começo, mas os répteis criados como pets estão ganhando popularidade até nas redes sociais.
Na verdade, a terminação “lagarto” denomina uma grande gama de répteis que compartilham similaridades em aparência e estilo de vida. O exemplar que é mais facilmente encontrado em pet shops é a iguana.
As iguanas se tornaram muito populares como animais de estimação principalmente em países da América e Ásia. No entanto, geralmente não são a melhor opção para principiantes. Esses animais podem chegar a medir 1,80 m e se tornar agressivos na fase adulta.

Vantagens e desvantagens de escolher o lagarto como animal estimação

Cães e gatos ocupam os primeiros lugares no ranking de animais mais queridos. No entanto, as opções para quem busca a fiel companhia de um animal doméstico não têm que se limitar a felinos e cães. Existem diversos animais mais exóticos que são capazes de encher o lar de alegria.
Por isso, estas são as vantagens e desvantagens de escolher o lagarto como animal de estimação:

Excelente relação espaço-tempo
O lagarto requer muito menos espaço que gatos e cachorros. Caso possuam uma jaula de um bom tamanho e devidamente climatizada, podem viver saudavelmente sem necessidade de mais espaço.
Como geralmente são independentes, requerem pouco tempo de seus donos. Mas é preciso ter cuidado para não abandonar o animal, principalmente se são dados de presente a crianças.

Caráter tranquilo
Logicamente, os lagartos não são afetuosos do mesmo jeito que os cães, e geralmente são ainda mais independentes que os gatos. São animais que precisam ter sua liberdade respeitada para serem saudáveis.
No entanto, possuem um caráter muito tranquilo e não são agressivos, a não ser que se sintam ameaçados. Podem conviver pacificamente com crianças e outros animais. Também são muito silenciosos e jamais gerarão conflitos com a vizinhança.

Limpos e sem pelos
Esses animais são muito higiênicos e, como todos os répteis, não possuem pelos. E isso representa uma vantagem dupla. Por um lado, é muito mais fácil manter o lar e sua jaula limpos. Além disso, eles mesmo são responsáveis pela limpeza de seu corpo.
Por outro lado, são animais ideais para quem tem qualquer tipo de alergia cutânea e/ou respiratória.

Controle natural de insetos
O lagarto é um bom caçador de insetos. Sua língua possui uma morfologia específica para pegar esses pequenos animais. Isso quer dizer que seu animal de estimação réptil será um grande aliado no controle natural de insetos. Isso ajudará a evitar o uso de pesticidas industriais e possível doenças.

Diversidade de espécies e caráter:
As iguanas foram o lagarto mais amplamente domesticado no mundo. No entanto, existem muitas espécies de lagartos que podem se adaptar a um lar.

As melhores opções para quem possui pouco espaço e/ou é principiante na criação de répteis são:
Geckos leopardo: esses animaizinhos são uma excelente opção de primeiro animal de estimação réptil. São fáceis de manipular, graças a seu tamanho moderado, e sua dieta se baseia principalmente em insetos, sendo fácil alimentá-los. Necessitam de pouco espaço e se adaptam facilmente a jaula e/ou terrários.
Pogonas (dragões barbudos): não são tão pequenos, mas têm um caráter tranquilo e se adaptam a ambientes artificiais com facilidade. Sua dieta se baseia em frutas, verduras e insetos, sendo ainda mais fácil alimentá-los corretamente.

Algumas desvantagens:
A maioria das desvantagens estão na necessidade da aclimatação correta do ambiente para o crescimento saudável do lagarto. Quando se retira um animal selvagem de seu habitat natural, é necessário prestar muita atenção. Além disso, requer gastos econômicos para reproduzir as ótimas condições de desenvolvimento de cada espécie.
A maioria das espécies são oriundas de regiões quentes, algumas inclusive com origem no deserto. E geralmente necessitam altas temperaturas e incidência constante de raios solares. Por isso, tê-los como animal de estimação em zonas frias requer muitos cuidados com a aclimatação do ambiente.
Outra desvantagem se refere à dificuldade de encontrar veterinários especializados em répteis. É muito pouco provável que um especialista em animais de estimação comuns possam preservar corretamente a saúde de seu lagarto.
Também é preciso levar em conta que os lagartos não são animais que interagem muito ou queiram carinho. Eles gostam de ter sua solidão respeitada e geralmente são muito tranquilos. Por isso, podem se chatear com pessoas hiperativas ou que precisem de um contato físico maior com seu animal de estimação.

Comentários para "Um animal de estimação curioso":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório