×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 20 de julho de 2018


Trump demite secretário de Estado; atual diretor da CIA será novo chefe da diplomacia americana

Trump demite secretário de Estado; atual diretor da CIA será novo chefe da diplomacia americana

Tillerson não chegou a falar com Trump antes de ser afastado de seu posto.

Estadão Conteúdo - 13/03/2018 - 22:59:01

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu nesta terça-feira, 13, seu secretário de Estado, Rex Tillerson, e designou o atual diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo, como seu substituto. 

Trump sugere que tem QI maior que seu secretário de Estado

Pouco antes de embarcar para a Califórnia, onde visitará protótipos do muro que quer construir na fronteira com o México, o presidente americano afirmou que tomou a decisão em razão das discordâncias com Tillerson em assuntos-chave, como o acordo nuclear com o Irã. 

"Rex e eu (...) nos damos muito bem, mas divergimos em coisas", disse Trump a jornalistas. "O acordo com o Irã achei que era terrível, ele achou que estava bem. Eu queria rompê-lo, ou fazer algo, ele sentia um pouco diferente. Então, realmente, não estávamos pensando do mesmo jeito", completou. 

De acordo com o diário The Washington Post, na sexta-feira Trump pediu que Tillerson deixasse o cargo, o que fez o chefe da diplomacia americana encurtar sua viagem pela África, de onde voltou ontem para Washington. 

Trump decidiu sozinho conversar com líder norte-coreano, diz secretário de Estado dos EUA

Pompeo substituirá Tillerson no Departamento de Estado e Gina Hapsel - atual vice-diretora da CIA - ficará encarregada da agência, se tornando a primeira mulher a comandar a principal organização americana de espionagem. Em nota enviada ao Post, Trump elogiou tanto Pompeo quanto Gina. 

"Estou orgulhoso de nomear o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo, para ser nosso secretário de Estado", disse o presidente. "Mike se formou em primeiro na sua turma na (Academia Militar de) West Point, serviu com distinção no Exército dos EUA e se formou em direito em Harvard com honras. Depois, serviu aos EUA na Câmara dos Deputados e tem um histórico comprovado de trabalho."

O presidente continuou: "Gina Haspel, a vice-diretora da CIA, será nomeada para substituir Pompeo e será a primeira mulher a dirigir a CIA, um feito histórico. Mike e Gina trabalham juntos há mais de um ano e desenvolveram um grande respeito mútuo". 

Mike Pompeo, Director of the CIA, will become our new Secretary of State. He will do a fantastic job! Thank you to Rex Tillerson for his service! Gina Haspel will become the new Director of the CIA, and the first woman so chosen. Congratulations to all! — Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 13 de março de 2018

Em sua conta no Twitter, Trump disse que seu novo secretário de Estado "fará um trabalho fantástico!". "Agradeço a Rex Tillerson por seu serviço!", acrescentou.

Incógnita

Tillerson não chegou a falar com Trump antes de ser afastado de seu posto nesta terça-feira, e não tem conhecimento do motivo que levou à sua demissão, informou o subsecretário de Estado Steve Goldstein. 

"O secretário não falou com o presidente esta manhã e não tem conhecimento do motivo, mas ele está grato pela oportunidade de servir e ainda acredita piamente que o serviço público é uma vocação nobre e não se arrepende de nada", declarou.  

"Desejamos tudo de bom ao secretário designado Pompeo", acrescentou em uma série de tuítes. / WASHINGTON POST e AFP

The Secretary did not speak to the President this morning and is unaware of the reason, but he is grateful for the opportunity to serve, and still believes strongly that public service is a noble calling and not to be regretted.

We wish Secretary-Designate Pompeo well — Steve Goldstein (@UnderSecPD) 13 de março de 2018

Comentários para "Trump demite secretário de Estado; atual diretor da CIA será novo chefe da diplomacia americana":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório