ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 22 de maio de 2018

The Telegraph dá 23 razões para visitar Lisboa

The Telegraph dá 23 razões para visitar Lisboa

Sob o título

Por Márcio Matos - E-konomista / Foto: Divulgação - 16/05/2018 - 15:16:17

Com belas paisagens, ruas pitorescas e um património rico e variado, assim é Lisboa aos olhos da publicação britânica. O The Telegraph dá 23 razões para visitar Lisboa e a verdade é que, depois de conferirmos os motivos, até os lisboetas residentes terão vontade de descobrir a sua própria cidade mais a fundo. A oferta diversificada parece ser o denominador comum que faz da capital portuguesa uma cidade cada vez mais turística e apetecível para quem viaja.

Descubra já quais são os motivos que fazer o jornal inglês babar por Lisboa.

The Telegraph dá 23 razões para Lisboa ser o seu próximo destino


LisboaFonte: Visual hunt

Razão nº 1: Ter boa restauração

As estrelas Michelin abundam na capital. Em 2015, tinha uma; em 2016, três outros restaurantes receberam a sua primeira; atualmente, a cidade conta com 4 estabelecimentos com uma estrela Michelin e ainda outro – Belcanto – com duas.

Razão nº 2: Ser uma das cidades mais antigas do mundo

Para quem aprecia história e património antigo, Lisboa é, sem dúvida, uma boa escolha. Segundo o The Telegraph, a antiguidade fica patente em cada canto, merecendo destaque o bairro de Alfama. Apesar do terramoto de 1755, sobreviveram muitos pedaços de história de épocas passadas.

Razão nº 3: Ser barata

Sim, para a maioria dos estrangeiros, o custo de vida em Portugal é bastante satisfatório, sobretudo se comparado aos seus vizinhos europeus. Este ano, o Post Office classificou mesmo Lisboa como a 9ª cidade mais europeia mais económica, em termos turísticos.

Razão nº 4: Haver cerveja boa e barata

lisboa

A sondagem de ano passado do Post Office revela que uma garrafa de cerveja não custa mais de 2€ nos cafés e restaurantes lisboeta, o que representa uma excelente relação qualidade/preço para o The Telegraph. É também curioso ficar a saber que Lisboa foi o primeiro lugar do mundo a importar do Reino Unido cerveja da famosa marca Guiness.

Razão nº 5: Existir vinho do Porto, em Lisboa

Embora tenha origem mais a norte, é possível provar este vinho em Lisboa ou – se não for apreciador desta bebida – admirar as muitas garrafas deste produto nacional. Algumas dessas garrafas, cobertas de pó, chegam aos 100 anos de idade e valem cerca de 1000€ cada. Um bom souvenir para levar para casa.

Razão nº 6: Ser o ponto de partida dos Descobrimentos

A Era dos Descobrimentos está patente por Lisboa, nomeadamente através do simbólico Padrão dos Descobrimentos que recorda a expedição de Vasco da Gama à Índia em 1497.

Razão nº 7: Poder andar no elétrico

Ainda é possível ver e andar em elétricos centenários que compõem este caráter nostálgico e secular que Lisboa tão bem exemplifica. A par da modernidade, há elementos como estes que nos remetem para tempos passados.

Razão nº 8: Poder dormir num palácio

É mesmo verdade. Trata-se do Palácio de Belmonte, uma residência nobre que funciona, atualmente, como museu vivo. Ou seja, além de visitável é possível pernoitar numa das suas 10 luxuosas suites. Além de belíssimo, neste edifício tem acesso a uma das melhores vistas sobre a cidade.

Razão nº 9: Ser rica em livrarias

Em Lisboa, poderá encontrar várias livrarias, muitas delas históricas. A Livraria Bertrand possui o record do Guinness, como a livraria mais antiga em funcionamento. Já a Livraria Simão, é a mais pequena, medindo cerca de 4m2, embora armazene 4000 livros.

Razão nº10: Haver cafés míticos e mesas sagradas

O Martinho da Arcada é um dos cafés mais antigos de Lisboa e o favorito do poeta português Fernando Pessoa. A mesa onde ele se costumava sentar foi mantida reservada e, por mais cheio que esteja o café, essa mesa permanece sempre vazia.

Razão nº11: Conservar um elevador vertical em pleno centro

Foi concluído em 1902 e localiza-se no final da rua de Santa Justa. O elevador do Carmo é o único modelo conservado na cidade e constitui uma verdadeira atração turística.

Razão nº 12: Comer enchidos

Na Praça da Figueira, é possível visitar uma feira com tudo o que há de melhor, no que respeita a enchidos. Chouriço, farinheira e alheira são apenas algumas das iguarias que deliciam os turistas e os maravilham com sabores e aromas desconhecidos.

Razão nº 13: Assumir afinidades com o Brasil

Para além da língua e da história comum, Portugal partilha com o Brasil várias afinidades e isso fica visível na miniatura do Cristo Redentor que, assim como no Brasil, olha e guarda a cidade e todos quantos o admiram.

Razão nº 14: Saborear os pastéis de Belém

lisboa

Mundialmente famosos, os pastéis de Belém são a razão para as longas filas de espera por aquela deliciosa doçura de massa fina e crocante. Apenas quatro pessoas conhecem a verdadeira receita e, por isso, nunca viajam no mesmo carro. Assim, caso haja um acidente, não há o risco dos quatro conhecedores falecerem e com eles levarem a receita secreta.

Razão nº 15: Conhecer o melhor do gótico

É possível conhecer património classificado pela UNESCO como a Torre de Belém ou o Mosteiro dos Jerónimos e, ainda, contactar com o melhor do gótico português: caraterizado por alusões aos mares e a outros símbolos históricos nacionais.

Razão nº 16: Apreciar street art

Hoje em dia, os graffiti são considerados arte e motivo de inspiração para muitas tours pela cidade. Um dos melhores lugares para apreciar longos murais pintados é a Calçada da Glória.

Razão nº 17: Ter a ponte mais longa da Europa

Com 17,3km de comprimento, a ponte Vasco da Gama herdou o nome do conhecido navegador português. Concluída há 20 anos, em 1998, mantém até hoje o título da ponte mais longa de toda a Europa.

Razão nº 18: proporcionar ótimas vistas

lisboa

As sete colinas de Lisboa permitem aceder a pontos altos que proporcionam as melhores vistas possíveis sobre a cidadade. De destacar a que se pode captar a partir do Castelo de São Jorge, mas para aí aceder, terá de subir as ruas íngremes e tortuosas de um antigo bairro alfacinha.

Razão nº 19:haver ótimos cafés com vistas esplêndidas

Explorando a cidade, irá encontrar muitos. Mas, espreite o Park, no Bairro Alto e maravilhe-se com a paisagem.

Razão nº 20: ser brindada com muito sol

E se ainda faltassem razões, aqui vai mais uma e de peso. Lisboa é a capital europeia com mais sol, registando cerca de 2799 horas de sol por ano.

Razão nº 21: estar a 30 minutos da costa

A meia hora do centro histórico, está a zona costeira da cidade, onde pode usufruir de agradáveis zonas balneares como o Guincho ou a Adraga.

Razão nº 22: ter Sintra mesma ali ao lado

Sintra é uma cidade situada a oeste de Lisboa e merece uma visita. É um lugar encantador de palácios, jardins e bosques. O comboio até Sintra parte do Rossio de 20 em 20 minutos e a viagem dura apenas 40 minutos.

Razão nº 23: ter um aeroporto bem perto

E esta é a razão que completa o artigo – The Telegraph dá 23 razões para Lisboa ser o seu próximo destino. O aeroporto local situa-se a apenas 6,2km do centro da cidade e a viagem de metro entre ambos demora apenas 20 minutos.

Talvez ainda conseguisse acrescentar mais uma ou duas razões a esta longa lista, não? Quanto a nós, se o The Telegraph dá 23 razões para Lisboa ser o seu próximo destino, nós damos a 24ª – e é simples: Lisboa é hospitaleira. Todos sabemos que este é um dos motivos que atrai os turistas não só para a capital, como para todo o país. Saber bem receber é uma das razões para o crescimento do turismo em Portugal, de norte a sul.

Comentários para "The Telegraph dá 23 razões para visitar Lisboa":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório