×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 21 de agosto de 2018


Sebrae disponibiliza ferramentas de diagnóstico para empresários no DF

Sebrae disponibiliza ferramentas de diagnóstico para empresários no DF

Iniciativa permite, em poucos minutos, avaliar a gestão de empreendimentos.

Da Assessoria De Comunicação / Do Sebrae - Df / Foto: Pública - Pixabay - 08/08/2018 - 07:52:04

Micro e pequenos empresários que desejam conhecer como está a gestão do seu negócio sem precisar pagar por essa informação podem utilizar ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae no DF para fazer um autodiagnóstico. A análise está disponível para nove segmentos produtivos no site da instituição (www.df.sebrae.com.br). Ela é capaz de aferir e avaliar o grau de maturidade e gestão de empreendimentos por meio de questionários.

A iniciativa atenderá aos setores de farmácias e drogarias, artesanato, moda e varejo, brechós, pet shops, materiais de construção, cosméticos, minimercados e e-commerces, que compõem aproximadamente 75% dos empreendimentos formalizados no Distrito Federal.

Os diagnósticos são compostos por questionários e foram criados seguindo metodologias de classificação, de acordo com o grau do envolvimento das empresas com o mercado local. Eles possibilitam que os empresários descubram, de forma rápida e prática, o nível de conhecimento do segmento em que atuam; uma análise da gestão praticada nos empreendimentos, além de sugerir ideias sobre inovações possíveis e mudanças produtivas.

Os questionários têm uma abordagem simples e direta e apresentam temas relacionados à gestão, atendimento, design e controles financeiros, entre outros. “É um diagnóstico inicial, mas que possibilita ao pequeno empresário compreender quais aspectos podem ser aprimorados dentro de seu negócio e, a partir daí, planejar ações de melhoria, visando ao aumento da competitividade”, destaca Rodrigo Sá, superintendente do Sebrae no DF.

Após o preenchimento de cada questionário é gerado um relatório capaz de orientar o empreendedor na definição de estratégias que desenvolvam a competitividade do empreendimento. Com essa iniciativa, o Sebrae espera que os empresários descubram que gestão é algo extremamente vital para a sobrevivência em um mercado tão acirrado, como é o do Distrito Federal.

Rodrigo defende ainda a importância dos empresários não se acomodarem com o resultado do autodiagnóstico, mas buscarem adquirir novos conhecimentos. “A missão do Sebrae é capacitar o empreendedor por meio de informações gerenciais, melhorias tecnológicas, estudos, fornecimento de subsídios. Estamos aptos a promover a competitividade das micro e pequenas empresas, que geram fontes de renda e promovem o surgimento de novos postos de trabalho”, completou Sá.

Comentários para "Sebrae disponibiliza ferramentas de diagnóstico para empresários no DF":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório