×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 22 de junho de 2018


Restaurante self-service oferece rapidez e qualidade no mundo moderno

Restaurante self-service oferece rapidez e qualidade no mundo moderno

Os restaurantes self-service surgiram como uma necessidade do mundo moderno, no qual o tempo é o bem mais escasso

Redação Com Agências - 05/03/2018 - 22:19:12

As pessoas procuram esse tipo de restaurante porque ele oferece refeição rápida, e de certo modo, econômica

O self-service, popular “restaurante a quilo”, chegou em meados da década de 80, quando eram pouquíssimas as opções para quem precisava almoçar fora de casa. O cenário começou a mudar com a instalação de redes fast-food. O surgimento dos restaurantes a quilo passou a permitir ao consumidor escolher entre várias opções como saladas, carnes e massas, pagando apenas pela quantidade consumida.

Em virtude das exigências do mundo moderno, a novidade não demorou muito a se espalhar por todo país. Com certeza, está é uma tendência cada vez mais crescente, pois, no limiar do terceiro milênio, quando o tempo é o bem mais escasso, comida pronta, variada, nutritiva, bem feita, servida em ambiente confortável e por preço acessível é o que todos nós precisamos.

É interessante observar, também, que as pesquisas, logo nos três primeiros meses em que foi detonada a crise econômica, quando todas as pessoas cortaram os gastos supérfluos, mostrou que o movimento nos restaurantes self-service permaneceram inalterados, mostrando que comer fora de casa é uma boa opção para o bolso do trabalhador. Para exemplificar, os dados indicam que, com a alta da inflação, no mês de março de 2008, comer fora ficou 1,13% mais caro, contra os 4,48% na refeição residencial

As pessoas procuram esse tipo de restaurante porque ele oferece refeição rápida, e de certo modo, econômica; porque economiza-se tempo e dinheiro; além disso, a pessoa escolhe o que vai comer vendo o prato a sua frente. São inúmeras as pessoas que vivem sozinhas em grandes centros e preferem esse tipo de comodidade e outras que, quando exercem atividades fora da sua cidade, procuram o melhor self-service para se alimentar. Esse é, portanto, um excelente negócio. Público é o que não vai faltar se o seu ponto for bom e a qualidade da comida e do serviço forem impecáveis.

Segundo dados do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – há cerca de 1 milhão de restaurantes no Brasil, sendo apenas 30% com serviços à la carte. Por se tratar de um segmento muito concorrido, os restaurantes não dependem mais somente da boa comida para alcançar o sucesso, devem estar atentos aos desejos dos clientes, ao atendimento, à diversificação de pratos e à higiene, entre tantos outros itens.   

Para disponibilizar informações quanto ao mercado, investimentos necessários, previsão de resultados operacionais, fontes de financiamento, entre diversas outras relevantes, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Como Montar um Restaurante Self-service”, no qual você receberá informações da professora Ana Francisca de Oliveira Rodrigues, economista doméstica e proprietária do restaurante Kitutti, e das pesquisadoras Danielle Gomes da Silva Ferreira e Rozimar da Silva Ferreira.      

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Comida variada, preço justo, refeição rápida e pouco desperdício tornam os restaurantes a quilo um sucesso no Brasil. Além de qualidade no empreendimento, ter clientes é o segredo do sucesso, para isso, os restaurantes apostam em táticas que vão da variedade de pratos, do churrasco ao sushi, em determinados dias da semana, a sorteios e bonificações por assiduidade.

Comentários para "Restaurante self-service oferece rapidez e qualidade no mundo moderno":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório