ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 19 de fevereiro de 2018

Querendo desintoxicar? Descubra 10 alimentos para sucos detox

Querendo desintoxicar? Descubra 10 alimentos para sucos detox

Livre-se das toxinas: Invista em ingredientes ricos em clorofila e também em fibras

Conquiste sua vida / Foto: Pixabay - 10/02/2018 - 19:44:48

Alimentos industrializados e com agrotóxicos, estresse, poluição, excesso de medicamentos... A não ser que você viva em outro mundo, esses vilões da saúde também devem fazer parte do seu cotidiano, certo? A vida contemporânea sobrecarrega o organismo, que, uma hora ou outra, dá sinais de cansaço. Para livrar-nos desse mal, a solução pode estar numa pratica eficaz: A "detoxificação", ou simplesmente detox.

Técnica da nutrição funcional, o detox tem como objetivo ajudar o organismo a limpar mais facilmente as toxinas e outras substâncias prejudiciais ao corpo. Dessa maneira, os diversos órgãos afetados conseguem se purificar e trabalhar melhor, auxiliando naturalmente na perda de peso, e no combate à males como insônia, inchaço, fadiga muscular, dificuldade de digestão, falta de concentração, dor de cabeça, etc.

"O detox não é só uma dieta, é uma mudança no estilo de vida. E para mudar, as pessoas precisam ver que é viável, que não é algo ruim. Dá para preparar várias receitas, ótimas para o organismo", disse a nutricionista funcional Flávia Cyfer, destacando os alimentos indicados para a dieta:

"Frutas, legumes e verduras 100% orgânicos, grãos integrais, castanhas, sementes, leguminosas, ovos caipiras, azeite, óleos extravirgens e chás, além de muita água. O ideal é fazer um período de desintoxicação entre sete e 10 dias", salientou.

Entenda mais sobre os sucos detox

A entrada dos sucos detox no cardápio da dieta só traz benefícios ao corpo. Os sucos verdes, vermelhos e funcionais ajudam o fígado a se desintoxicar e trabalhar melhor, mantendo as funções do organismo em bom estado, fortalecendo a imunidade do corpo e fechando a porta para infecções.

O ideal é beber o suco ainda pela manhã, em jejum, assim as vitaminas serão absorvidas de uma forma mais acentuada. É bom, também, depois de bater os ingredientes no liquidificador, beber o suco sem coar, pois ali se concentram as fibras. É, literalmente, uma salada líquida e saborosa. O que não vale é substituir o almoço ou jantar pelo suco verde. Por mais completo em vitaminas que ele seja, o corpo ainda precisa de carboidratos, proteínas e outros nutrientes, como manda a regra da alimentação balanceada.

Para não errar na receita detox, combine sempre um ingrediente rico em clorofila – substância que facilita a limpeza estomacal – com uma fruta rica em fibras. Para a base, escolha líquidos que hidratam o corpo ou estimulam o funcionamento do fígado. Se a intenção é também emagrecer, acrescente ingredientes termogênicos, como o gengibre, por exemplo.

10 Alimentos para sucos detox:

Ingredientes ricos em clorofila - Couve - Agrião - Hortelã

Ingredientes ricos em fibras: - Maçã - Laranja - Limão - Beterraba - Cenoura

Líquidos para a base do suco: - Água de coco e chás (verde, branco ou vermelho)

OBS: Para prepará-lo, bata os ingredientes em um liquidificador. Se a água de coco ou os chás estiverem presentes na receita, elimine o uso de água. Açúcares e adoçantes também devem ser evitados.

Comentários para "Querendo desintoxicar? Descubra 10 alimentos para sucos detox":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório