×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 24 de setembro de 2018


Problemas na tireoide podem mudar seu comportamento de 3 maneiras

Problemas na tireoide podem mudar seu comportamento de 3 maneiras

Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 60% da população sofrerá com nódulos na região em algum momento da vida

Clara Aguiar/vix.com - Foto: Clara Aguiar - 09/04/2018 - 08:44:05

Se você tem sentido alterações em seu metabolismo, fique atento, pode estar sofrendo de problemas na tireoide. Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 60% da população sofrerá com nódulos na região em algum momento da vida. Além de mudanças no peso, a glândula também pode mudar até o coportamento, o que faz o seu tratamento ser de extrema importância.


Mudanças comportamentais causadas pela tireoide


Alterações de disposição

Sentir-se muito cansado ou disposto demais pode ser uma das mudanças causadas por problemas na tireoide. Enquanto o hipotireoidismo faz com que as pessoas se sintam sempre fadigadas e constantemente com vontade de dormir, o hipertireoidismo é o responsável por problemas de insônia e inquietação.


Mudança de humor

As alterações do hormônio produzido na glândula tireoide podem também influenciar no humor do paciente, assim como alteram sua disposição. Quem sofre com o hipotireoidismo está mais disposto a ficar deprimido, enquanto a irritabilidade é um dos sintomas do hipertireoidismo.


Depressão ou ansiedade

Em alguns casos, as mudanças de humor podem ir além e estar associadas a problemas emocionais mais sérios, como é o caso do surgimento da depressão e da ansiedade. Segundo alguns estudos, em tratamentos de depressão de pacientes com hipotireoidismo, a reposição hormonal pode ser mais eficiente do que o uso de antidepressivos.

Por sua vez, a ansiedade é um dos quadros de nível extremo de hipertireoidismo. Outra doença que pode ser consequência de problemas na tireoide é o transtorno bipolar.

É importante estar atento a esses possíveis sintomas por um motivo: é bastante comum que eles sejam tratados separadamente e que a doença primária seja deixada de lado. Por isso, ao sentir alterações em seu comportamento, cheque também como está a sua produção hormonal e faça um acompanhamento com seu médico.

Comentários para "Problemas na tireoide podem mudar seu comportamento de 3 maneiras":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório