ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 19 de fevereiro de 2018

Os sabores da culinária do Algarve

Os sabores da culinária do Algarve

Para aqueles ainda que querem desfrutar de uma costa azul turquesa sem abrir mão de uma ótima estrutura hoteleira e de alta gastronomia, o destino é a região de Algarve.

Jornal - 10/02/2018 - 14:29:45

Portugal é o destino da vez para os brasileiros pois a facilidade do idioma, voos diretos, a riqueza das paisagens e a belíssima costa são fatores que cada vez mais levam visitantes a este vibrante destino.

Para aqueles ainda que querem desfrutar de uma costa azul turquesa sem abrir mão de uma ótima estrutura hoteleira e de alta gastronomia, o destino é a região de Algarve.

Um dos melhores exemplos de cuidado na hospitalidade e de um DNA extremamente enraizado na alta gastronomia é o resort Anantara Vilamoura. Com restaurantes localizados em um dos mais belos pontos da região, esse oásis oferece aos visitantes, experiências gastronômicas que são prazer puro dos sentidos. Com profunda experiência nas tradições culinárias de Portugal, o Chef Executivo Bruno Viegas transformou sua paixão e aplicou com talento uma culinária digna de estrelas Michelin nos restaurantes e bares da rede hoteleira de renome mundial.

EMO Um novo conceito de restaurante com menu orientado para o vinho ganha vida. No EMO, o Chef Bruno junto ao "guru do vinho" local, criaram harmoniosamente um menu que reflete o patrimônio do "terroir" da região. O restaurante tem uma das mais diversas coleções de vinho portugueses de Algarve que ainda harmonizam perfeitamente com cada etapa do jantar.

Usando produtos frescos e locais, o restaurante EMO combina elegantemente pratos como Turbot (peixe local) braseado acompanhado de lombo de salmão e presunto Pata Negra. Na extensa lista de vinhos, se destacam as famosas regiões vinícolas de Portugal, como Douro e Alentejo, bem como regiões emergentes como Bairrada e Dão, onde estão os melhores produtores de vinhos de Portugal. Para ir anda mais afundo no estilo tradicional da culinária, um menu especial de cozimento lento (feito sob solicitação prévia de 24hs) trás pratos como o polvo de Sta Luiza, etapas de porco ibérico, guisado no vinho tinto, todos servidos para se compartilhar com amigos ou familiares.

RIA O Restaurante Ria serve peixes e frutos pescados no dia para o almoço, e como as tradicionais Marisqueiras de Portugal (bistrôs de frutos do mar) apresenta opções de escolha como BBQ ao ar livre de frutos do mar, caldeiradas, suas famosas e farsesquíssimas ostras, assim como um ceviche do Algarve.

Os hóspedes ao lado da piscina podem desfrutar desta experiência sem ter que deixar a sua espreguiçadeira enquanto os garçons circulam e podem preparar essas delicias conforme a vontade dos hóspedes.

Os pescados e frutos do mar são cuidadosamente harmonizados com vinhos brancos e rosados e para completar a experiência gastronômica ao ar livre dos visitantes o RIA oferece refrescantes coquetéis criados especialmente para complementar os sabores do mar.

RESTAURANTE VICTORIA

Preservando a herança do hotel Tivoli Victoria, o jantar nesse restaurante com ambiente aconchegante e sofisticado reúne culturas e sabores num só lugar e refeições são servidas "à la carte" ou estilo buffet. As estações do buffet chamam a atenção pois as receitas são de chefs locais com pratos de suas cidades de origem, servidos ao lado dos sabores vibrantes da culinária tailandesa, que caracterizam as origens de Anantara. Victoria também oferece um farto buffet de café da manhã com estações de cozinha ao vivo os tradicionais ovos preparados na hora, frios e queijos locais, pães artesanais, seleções de alimentos "fit" e uma infinidade de iguarias locais, como amêndoas, figos e compotas.

Os frequentadores do café da manhã também podem saborear a famosa Laranja algarvia, que é servida no suco fresco todas as manhãs servidas em um carrinho que passa pelas mesas, segundo a tradição atemporal das cidades e vilas do Algarve.

ANANTARA BAR E LOUNGE

O Anantara Bar e Lounge é ideal para um aperitivo antes do jantar e petiscos de tapas portuguesas. Um lugar para socializar e desfrutar de uma carta com drinks artesanais e de assinatura do "Golden Cocktail Book", um livro que apresenta ilustrações das receitas desenhadas à mão.

No mesmo local, um chá da tarde é servido com pastéis de nata e outras iguarias locais e francesas, e uma seleção de chás TWG e chás gelados.

PALMS POOL BAR E CASCADES

Ao lado da piscina, no Palms Pool Bar as tardes são de desfrutar de clássicos como a sardinhas portuguesas e aperitivos no bar da piscina exclusiva para adultos. Já no bar Cascade pratos favoritos do menu do Restaurante Ria e uma refrescante e deliciosa Sangria à base de champanhe com laranjas algarvias são puro deleite. Ambas as piscinas oferecem cabanas privadas com a experiência "Veuve CliquotExperience", que serve a champagne francesa gelada pelo seu garçom exclusivo.

DINNING BY DESIGN

Ver o sol se pôr em uma experiência exclusiva de jantar privado à luz de velas à dois é outra atividade possível neste hotel. Cozinheiros da Anantara, e o especialista guru do vinho juntamente aos mordomos organizam uma experiência perfeita para refeições requintadas que agradam os hóspedes mais exigentes

AULAS DE CULINÁRIA DO SPICE SPOONS

Para os curiosos da gastronomia e viajantes "gourmets" que ainda querem se aventurar na gastronomia local, aprendendo a criar pratos frescos com ingredientes locais e receitas típicas de Portugal em aulas de culinárias do programa Spice Spoons. O programa combina uma visita ao histórico mercado de alimentos frescos de Loulé, e na volta uma aula de culinária interativa com o chefe de cozinha local. Os hóspedes irão aprender como fazer pratos tradicionais, como cataplana, moluscos, pudim de arroz e figos recheados e outros doces tradicionais lusitanos. As receitas ficam anotadas e são ideais para se ter no bolso na volta da viagem e impressionar no próximo jantar.

WINE ROOM

Na adega ou sala de vinhos localizada no átrio de Anantara, o "wine guru" não só conduz aulas, mas também noites de degustação de vinhos semanalmente para grupos de até oito pessoas, ou sessões privadas, mediante solicitação. Os hóspedes amantes do vinho deixaram o Anantara tendo degustado excelentes rótulos e ainda conhecendo um pouco meus do gosto aroma e o caráter de cada vinho.

A excelência culinária é o coração da cultura portuguesa e os conceitos culinários assinantes da Anantara oferecem experiências únicas e envolventes, uma maneira verdadeiramente notável de descobrir a rica herança do país

Para mais informações de Anantara Hotels, Resorts & Spas, visite: www.anantara.com.

Comentários para "Os sabores da culinária do Algarve":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório