ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 22 de maio de 2018

Os 17 melhores atrativos da Chapada dos Veadeiros – GO

Os 17 melhores atrativos da Chapada dos Veadeiros – GO

Cachoeiras da Fazenda Loquinhas

Por Vinicius Pinto - Vamos Trilhar / Foto: Loquinhas - Thaisy Sluszz - 27/04/2018 - 18:59:22

A Chapada dos Veadeiros é uma região do estado de Goiás. É também o nome de um parque nacional dentro dessa área, listado como um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO por ser uma região de preservação excepcional do Cerrado — um dos mais antigos e diversos ecossistemas tropicais do mundo.

Conhecido por abrigar fauna, flora e formações geológicas incríveis, o parque tem uma área com 65.515 hectares com uma grande abundância de paisagens, lindas cachoeiras e lagos. Por tudo isso, é procurado por muitos viajantes em busca do verdadeiro contato com a natureza.

Se você busca aventura e contato com a riqueza natural do Brasil, não deixe de acompanhar esta lista que elaborei com os 17 melhores atrativos da Chapada dos Veadeiros, na minha opinião (não está em ordem de preferência).

17. Cachoeiras Almécegas

As cachoeiras Almécegas I, Almécegas II ficam dentro da Fazendo São Bento, em alto Paraíso, uma das mais bonitas e organizadas da região da Chapada.

A trilha para chegar até elas é muio bacana, pois apresenta um grau de dificuldade moderado e você passará por um caminho entre as pedras. São cerca de 800 metros de caminhada até onde ficam as águas sempre geladas (congelantes no inverno).

Almécegas I tem uma queda d’água de 45 metros e a II de 8 metros.

Leve água e comida, pois não há nada para vender na entrada da cachoeira. Também prepare-se para pagar uma taxa razoável. Imperdível!

16. Catarata dos Couros

Ruidosa, caudalosa e bela. Estes três adjetivos caem como uma luva para a Catarata do Rio dos Couros. Ela é uma impressionante sequência de corredeiras, cachoeiras e poços de águas muito límpidas.

A trilha até lá é fácil, plana e curta. Se você gosta de se jogar de corpo e alma, há um pulo de cerca de 15 metros, sem dificuldades técnicas. Respire fundo e vá em frente.

A Catarata dos Couros fica a 53km de Alto Paraíso, em São João D’Aliança. A distância de ida e volta nesta trilha é de 2Km.

15. Águas Termais

Se você gosta de águas termais, não pode deixar de ir ao Éden e ao Morro Vermelho, duas propriedades que ficam a 14km de São Jorge. Elas têm pouco mais de um metro de profundidades e as águas são aquecidas a uma temperatura de cerca de 33 graus.

Uma dica: vá à noite, pois no verão a temperatura sobe muito e fica difícil submergir. À luz da lua é até mais emocionante. Livre-se das amarras e aguce os instintos sensoriais; aproveite as águas saudáveis e ouça o som dos bichos na mata que fica ao redor.

14. Cachoeiras da Fazenda Loquinhas

Muito próximo do centro de Alto Paraíso de Goiás há uma fazenda chamada Fazenda Loquinhas. Nela, existem duas trilhas. Uma leva para um local com sete poços (Loquinhas) e outra com seis (Violeta).

Nesta fazenda existem diversas cachoeiras, todas desembocando em poços límpidos, com fundo verde esmeralda. A estrutura do lugar é impressionante. Ideal para levar crianças e até idosos.

13. Cachoeira dos Cristais

Também em Alto Paraíso, a Cachoeira dos Cristais é um destino recomendado para toda a família. Logo na entrada da trilha você se depara com uma linda piscina natural, onde o Rio Cristal inicia uma sequência incrível de pequenos poços.

A dos Cristais é a última de uma sequência de pequenas cachoeiras que você encontrará pelo caminho.

Também não deixe de curtir o mirante de onde se vê a Serra Geral, o Vale do Moinho e a Serra da Baliza. O pôr e o nascer do sol ali valem muito a pena.

12. Cachoeira Santa Bárbara

A Cachoeira Santa Bárbara fica em Cavalcante. Ela ostenta o título de queda d’água mais bonita de Veadeiros. Para chegar até ela vá a pé da vila Kalunga Engenho II por uma trilha plana. Cuidado, pois há trechos escorregadios, especialmente durante a época das chuvas. É preciso atravessar um rio.

No caminho, curta a paisagem impressionante: colinas cobertas com campos floridos. Vá pela manhã para evitar o sol forte e aproveitar a melhor luz para fazer fotos. Ao meio-dia é a melhor hora para aproveitar o véu branquíssimo da cachoeira.

11. Cachoeira Ave Maria

Situada entre Cavalcante e Minaçú, a Cachoeira Ave Maria é uma beleza que merece ser apreciada do alto do Mirante Ave Maria (no topo da primeira serra). A queda d’água tem impressionantes 120 metros de altura.

Trata-se de um paraíso pouco explorado, pois a maioria dos visitantes da Chapada dos Veadeiros acham difícil chegar até lá. Os guias que fazem esta trilha também são escassos. Mas, vale muito a pena!

10. Cachoeira Capivara

A pouco mais de 22km de Cavalcanti fica a Cachoeira Capivara. Ela é deslumbrante, de fácil acesso e pode ser apreciada por toda a família, inclusive crianças. O local possui um mirante que pode ser explorado para fazer lindas fotos.

9. Cânions

Talvez as imagens mais reproduzidas da Chapada dos Veadeiros sejam as dos cânions.

A trilha que leva até eles tem, mais ou menos, 10,5 km de ida e volta. A duração é de 4 a 6 horas, com dificuldade média.

Além de chegar lá e se deparar com as formações rochosas de tirar o fôlego, durante todo o percurso você pode avistar o Rio Preto, algumas cachoeiras, inclusive a Cachoeira das Cariocas (famosíssima na região).

Informe-se sobre os períodos em que os cânions estão fechados, geralmente para a reprodução de alguns animais protegidos por lei.

8. Cachoeira Carioquinhas

A Cachoeira das Cariocas, ou Carioquinhas, parece que foi feita sob medida. Ela tem piscinas naturais espalhadas por todos os lados, além de ser banhada pelo sol durante o dia todo. Está localizado na Vila São Jorge, 35km de Alto Paraíso.

Aproveite este lugar perfeito para relaxar, pegar sol, nadar e até brincar com os peixes nos “aquários naturais” — eles rendem lindas fotos!

Para chegar até lá a trilha há uma excelente sinalização, apesar de ser longa. São mais de 2 horas até lá. Mas, vale cada segundo!

7. Saltos do Rio Preto

Os Saltos do Rio Preto são duas cachoeiras maravilhosas da Chapada. Uma delas possui 80 metros de queda d’água. Aos seus pés, um lindo lago.

Para chegar até ela, a caminhada é de cerca de 6 km; o caminho de volta tem uma longa subida. Leva-se cerca de cerca de 4 horas caminhando rápido, ou entre 6 ou 7 horas em passo moderado (apreciando a paisagem).

Já a outra (o outro salto) tem queda de 120 metros e está localizada em uma área onde a visitação não é permitida. Pode ser apreciada de um mirante — uma espécie de paraíso intocável.

Apesar de não ser obrigatório o acompanhamento de um guia, é interessante contar com um durante este passeio. Leve lanche, protetor solar, boné e divirta-se.

6. Cachoeira e Vale do Segredo

Pense em um vale gigante, de cerca de 100 metros, que mergulha num lindo poço de água azul esmeralda. Este é o Vale do Segredo, em São Jorge.

Atenção: entre maio e outubro (período da seca) a trilha para chegar até este paraíso é de de 4 km. Já entre novembro e abril, época de muitas chuvas, pode-se ter que percorrer até 8 km. Vale muito a pena, pois no caminho é possível desfrutar de lindas piscinas naturais.

5. Jardim Maytrea

Este lugar, que é muito valorizados pelos místicos, fica a 40km de Alto Paraíso (estrada que vai para São Jorge). É um dos lugares mais fotografados da Chapada dos Veadeiros, pois possui campos de flores, buritizais e veredas. Seu horizonte é cortado de montanhas. Um pedaço do paraíso na terra!

Curiosidade: Maytrea significa Jesus para muitos adeptos das artes místicas. Quem vai até lá, por mais cético que seja, volta contando que a atmosfera é realmente mágica.

4. Paralelo 14

O Paralelo 14 é um dos pontos altos do misticismo que gira em torno da Chapada dos Veadeiros. Ele é uma linha imaginária que, de acordo com quem defende a ideia, também corta Machu Picchu, no Peru.

É um atrativo para as pessoas que gostam da mística em torno deste paraíso natural. Ao final desta linha imaginária há uma cidade de apenas oito mil habitantes com estranhas construções, templos, casas, cristais e até pirâmides.

Quer ouvir histórias sobre discos voadores e seres extraterrestres? O Paralelo 14, em Alto Paraíso de Goiás, é o seu destino. Quem sabe você tem lá um contato com o outro mundo?

3. Mirante da Janela

O Mirante da Janela fica a 16km da cidade de São jorge. É um lugar onde se pode contemplar os Salto II e II do Rio Preto. Ali, a visão é coisa de cinema.

A trilha tem uma diferença de altitude considerável e grandes pedras. Portanto, vá preparado para alongar as pernas. E mais: no caminho você pode se molhar com uma sequência de pequenas quedas d’águas e piscinas naturais.

2. Corredeiras

As Corredeiras do Rio Preto são atrações à parte. Elas formam piscinas e hidromassagens naturais (em alguns pontos a água é quentinha) que certamente vão te encantar.

Pense num lugar majestoso, repleto de cascatas e muita água cristalina. Se é disso que você gosta, não deixe de visitar as Corredeiras!

1. Vale da Lua

O Vale da Lua é um dos pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros. Tem este nome por lembrar mesmo uma paisagem lunar. Fica em Alto Paraíso de Goiás e é um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel.

Este vale está fora do Parque Nacional, na Serra da Boa Vista. Mas, atenção: torna-se perigoso nos períodos de muita chuva, pois as trombas d’água podem acontecer a qualquer momento.

Está a 11 km de São Jorge pela rodovia GO-239, entrando-se por uma estrada de terra do lado oposto ao Parque Nacional. Não é obrigatório ir com um guia, porém há uma pequena taxa que deve ser paga para entrar neste paraíso.

Partiu Chapada dos Veadeiros?

Logicamente, estas 17 atrações são apenas um recorte de tudo que você pode vivenciar na Chapada dos Veadeiros. Existem muitas outras. A natureza nesta privilegiada região do Brasil é surpreendente e as descobertas são incríveis.

Comentários para "Os 17 melhores atrativos da Chapada dos Veadeiros – GO":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório