ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 22 de maio de 2018

Novos hábitos dos compradores de imóveis

Novos hábitos dos compradores de imóveis

Pessoas interessadas em comprar imóvel estão mais seletivas

Marina Cardoso/o Dia - Foto: Divulgação - 12/04/2018 - 07:32:44

Construtoras registram que vendas pela internet já alcançam mais da metade do total de vendas

Com a popularização de aplicativos e sites especializados na compra e venda de imóveis, os clientes têm encontrado, em ambiente virtual, acesso ilimitado a informações sobre o setor. Uma das consequências é a mudança de comportamento do consumidor, que está mais criterioso na hora de escolher a casa própria ou o imóvel que pretende alugar. Atualmente, pelo menos metade do total de vendas das construtoras é feita pela internet, segundo dados das empresas.

As ferramentas possibilitam aos interessados escolher seus imóveis de uma forma diferente. Com o aumento da qualidade das fotos e vídeos, além da alternativa de ver o empreendimento em realidade virtual, os consumidores podem conferir as características do imóvel antes mesmo de visitá-lo.

"O consumidor está em várias plataformas, por isso busca informações de todos os lados. Os clientes esperam ser bem atendidos com muita agilidade em todas elas. A mudança é geral. Hoje é tudo mais instantâneo e nós nos adequamos a essas mudanças", diz Rodrigo Resende, diretor de Marketing, Comunicação e Vendas da MRV Engenharia.

Pensando no conforto e na agilidade na busca de imóveis, as construtoras e imobiliárias também começaram a investir na criação de aplicativos. A Apsa lançou uma ferramenta para ajudar os consumidores, para venda e locação de imóveis. "O aplicativo veio suprir as necessidades desse consumidor mais seletivo", explica o gerente-geral de locação e compra & venda da Apsa, Giovani Oliveira.

Na Apsa, mais de 70% dos atendimentos tem como marco inicial uma consulta pela internet. Em locação, alguns negócios são fechados com 100% do processo feito de forma remota. Já na MRV Engenharia, as vendas através da internet representam 50% do total das vendas. "Os consumidores estão, cada vez mais, conectados e buscam facilidade na hora da aquisição de um bem seja ele durável ou não", complementa o diretor de marketing da MRV. Serviços oferecidos pelas empresas

A OLX serve como uma mediadora entre as partes envolvidas na negociação e apresenta informações básicas sobre os imóveis. Já a plataforma Storia Imóveis vai além. Nela, o usuário pode encontrar informações como infraestrutura do bairro, perfil demográfico da vizinhança, comparativo do preço do imóvel em relação à média do bairro, histórico de valorização do m² do imóvel e ranking de escolas e universidades da região. Esta última análise é feita com base nas notas do Enem e do Inep-MEC.

Outra novidade do mercado é o tour em 3D, que é oferecido pela construtora Direcional para os empreendimentos Reserva Natura Camorim, Conquista Tomás Coelho e Conquista Itaboraí.

No sistema, disponibilizado pela empresa em feirões de imóveis, é possível circular pela sala, quartos, cozinha e banheiro de forma virtual. Para tanto, os clientes utilizam óculos especiai

Comentários para "Novos hábitos dos compradores de imóveis":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório