O l’assiett aux trois terrines – combinação de três sabores: campagne (com carne suína), foie de canard e de legumes, com pães – é o preferido do francês
Redação Com Agência - Foto: Divulgação - 13/04/2018 - 19:09:52
Há três anos, quando se mudou para Brasília, o diretor da Aliança Francesa, Jean Bourdim, aprendeu a amar o Brasil e sua culinária. Ainda assim, não deixou de desejar os sabores da França, de onde veio. Ele comemora o fato de ter ao alcance do paladar, na cidade onde mora, um “excelente representante” do que se vê e se come em Paris. Não raramente Jean é visto em uma das charmosas mesas do Daniel Briand, na 104 Norte. “Além da comida, o lugar é muito semelhante aos cafés de Paris, a decoração é fiel. É o ideal para lembrar a minha casa”, afirmou Jean Bourdim.
O cardápio do Daniel Briand oferece, entre dezenas de outras opções, omeletes, croissants, brioches, cafés, chás, quiches, tortas e os famosos pain au chocolat, macarons e crème brulée. Os favoritos de Jean, entretanto, são os patês. “Nada mais francês que um bom patê”, diz.
O l’assiett aux trois terrines – combinação de três sabores: campagne (com carne suína), foie de canard e de legumes, com pães – é o preferido do francês. As pastas, como tudo mais na casa, são produzidas artesanalmente por Daniel Briand, um francês que está em Brasília há 19 anos. Ele conheceu a mulher, Luiza Venturelli, na França, e mudou-se com ela para o Brasil. É ela a responsável pela concepção do café.
Entre os doces, Jean aconselha experimentar qualquer um que leve chocolate. A matéria-prima belga é usada em tortas e na bomba de chocolate, entre outros itens do menu.
Comentários para "Gastronomia de Paris em Brasília":