×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 15 de agosto de 2018


Faltam fineza, elegância e sinceridade

Faltam fineza, elegância e sinceridade

Fala e não diz

Por Miguel Lucena* - 18/09/2017 - 20:52:09

Bem no início da mobilização dos policiais civis do DF, o governador Rodrigo Rollemberg propôs a manutenção da paridade salarial com a Polícia Federal, dividida em parcelas até 2019. Houve uma queda de braço com os sindicatos e as negociações voltaram à estaca zero. Na segunda rodada, o GDF já propunha esticar as parcelas para 2020. Depois, condicionou o pleito à existência de orçamento capaz de contemplar as demais forças de segurança. E assim foi enrolando.

 

Observando as movimentações do governo, chego a duas conclusões: 1) havia dinheiro para conceder a paridade à PCDF, porém os sindicatos, achando que tinham força suficiente, esticaram a corda e perderam a oportunidade; 2) não havia recursos, e o GDF blefou, apresentando uma proposta que certamente seria rejeitada pelas categorias inflamadas.

 

O fato é que o governador Rodrigo Rollemberg foi insincero desde o início. Deu a palavra ao diretor-geral da PCDF, mas o deixou em sinuca de bico, em situação de correr e o bicho pegá-lo e ficar e o bicho comê-lo.

 

Até a semana passada, conseguiu enrolar pessoas experientes, sentando à mesa para fotos, como se estivesse aberto ao diálogo, mas apenas para conseguir apoio para aprovar a reforma da previdência (sem entrar no mérito dessa proposta).

 

O chefe do Executivo joga o jogo das velhas raposas, apesar de se apresentar como moderno no que tange a assuntos relacionados a diversidade e multicultura. Fala e não diz.

 

Dia desses, conversei uma hora e meia com um político que se diz promissor, mas não consegui extrair nada do conteúdo exposto. Absorvi duas palavras: estrume e alface. O resto eram frases feitas decoradas de algum manual.

 

É assim que eles se dão bem. 2018, porém, é logo ali. Quem sabe teremos um novo começo de era, com gente fina, elegante e sincera, como nos versos de Lulu Santos.

 

*Miguel Lucena é Delegado de Polícia Civil do DF

Comentários para "Faltam fineza, elegância e sinceridade":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório