×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 20 de agosto de 2018


Equador: vulcões, biodiversidade e muita aventura

Equador: vulcões, biodiversidade e muita aventura

Os países da América do Sul estão cada vez mais cobiçados pelos brasileiros. A proximidade geográfica e a hospitalidade são alguns pontos que atraem os turistas. O Equador não está de fora dessa corrente. Além do famoso Arquipélago de Galápagos, esse pequeno país entre a Colômbia e o Peru tem bem mais variedade de destinos do que o seu tamanho sugere – contemplando todos os tipos de viajantes. Esportes de aventura e paisagens de tirar fôlego estão no roteiro.

Por Panrotas/ Foto Divulgação - 11/07/2018 - 20:00:47

Contato com a Natureza

Uma das paradas é na cidade de Baños de Água Santa, localizada entre os Andes Centrais e a Amazônia equatoriana. Reconhecida pelo Fundo Mundial para a Natureza como “Um Presente para a Terra”, é uma região com grande biodiversidade e espécies únicas, como a menor orquídea do mundo – cujas flores medem 2,1 milímetros e têm pétalas transparentes. Além disso, a oito quilômetros está a cratera do Vulcão Tungurahua, que oferece espetáculos por ser um dos mais ativos. Seja para relaxar nas piscinas de águas termais ou para curtir um esporte extremo, como rafting, escalada, trekking, canyoning ou swing jump, Baños merece estar na lista.

Em Tena, considerada um dos pontos de partida para entrar na Amazônia, é possível experimentar uma imersão na selva. Excursões para observação de aves e esportes como rafting, kaike e tubing são bastante procurados, sem contar a imensa quantidade de parques – Parque Nacional Llanganates, o Parque Nacional Napo Galeras, a Reserva de Biósfera Sumaco, o Bosque Protector Inchilagui – Colonso, o Bosque Protector Venecia e o Bio Parque Amazónico La Isla. Para os surfistas, Montañita é a praia ideal, com grandes ondas e uma costa belíssima. A vasta oferta de bares e restaurantes também atrai os turistas mais boêmios.

Tradição Equatoriana

Para conhecer mais da origem do Equador, Cuenca, terceira maior cidade do país, mistura cultura, natureza e tradição. Seu centro histórico é um dos mais conservados do mundo, o que o fez ser declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, além de proporcionar a verdadeira culinária local, com pratos como porquinho-da-índia assado.

A capital equatoriana não poderia ficar de fora. Para os visitantes estrangeiros, os detalhes arquitetônicos mantidos por mais de 500 anos refletem a alma de Quito. Destaque para a Calle de las Siete Cruces, a Cuesta del Suspiro, o Arco de la Reina, a Plaza de San Francisco, a Ronda ou a Calle de los Milagros. Sem contar que na cidade está o monumento ‘Mitad del Mundo’, além do Teleférico e o Parque de La Carolina.

Visite os Vulcões

A caldeira vulcânica de Quilotoa abriga uma das lagoas mais bonitas do mundo, de acordo com o Ministério do Turismo do Equador. Dentro de sua cratera formou-se uma caldeira com quase nove quilômetros de diâmetro: a Laguna del Quilotoa. O que também confere popularidade ao local é a beleza de suas paisagens e o espetáculo das águas calmas. Na comunidade do destino, também conhecida como Ruta de la Cumbre, os visitantes podem realizar ecoturismo e turismo de aventura.

Com 5.897 metros acima do nível do mar, o vulcão Cotopaxi também é parada obrigatória por ser o segundo pico mais alto do país. Localizado a 75 quilômetros de Quito, este pico vulcânico envolto por um clima glacial, se encontra bastante tranquilo no momento, mas nem sempre foi assim - desde o início dos anos 1.700 já ocorreram mais de 50 erupções. 

Galápagos

Difícil imaginar uma visita ao Equador sem incluir Galápagos. Com 13 ilhas principais e dezenas de ilhotas, o Parque Nacional Galápagos é conhecido por suas praias de areia branca, bosques de cactos, iguanas terrestres e marinhas, reservas de tartarugas gigantes, entre outras riquezas. Tanto o Arquipélago quanto a Reserva Marinha são Patrimônio Natural da Humanidade.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2015/08/equador-vulcoes-biodiversidade-e-muita-aventura_117424.html

Comentários para "Equador: vulcões, biodiversidade e muita aventura":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório