×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 20 de setembro de 2018


Ensine seu cão a obedecer o comando de levantar

Ensine seu cão a obedecer o comando de levantar

Paciência, dedicação e petisco são essenciais para aprendizado do animal

Por Ivana Sant’anna – Foto: Reprodução - 01/03/2018 - 06:20:06

É muito bonitinho um cachorro que senta, dá a patinha, deita e rola, mas para conseguir esses ‘feitos’ não é uma tarefa muito simples. É preciso muita paciência, dedicação e uma recompensa para ensinar seu cãozinho a obedecer esses comandos.  

Segundo especialistas, estes tipos de treinamento trabalham com a inteligência e a aumentam a capacidade de disciplina do pet. 

O primeiro comando a ser ensinado ao cão é o de levantar. É o truque básico dos donos de cães e adestradores.  E como as crianças, quanto mais cedo o comando for ensinado, mais cedo se aprende. Porém, antes do ‘levantar’, é necessário que ele entenda o ‘sentar’, pois é nesta posição que se começa o treinamento. 

O petisco (ou recompensa) é essencial para o sucesso desse comando. Com o filhote já sentado, coloque algo que ele goste de comer em frente ao focinho e afaste devagar. Esse movimento faz com que seu cãozinho fique na posição ‘de pé’ de maneira natural, pois ele está sendo guiado pelo cheiro da comida. 

Quando você conseguir que o cachorrinho fique em pé, está na hora de recompensá-lo. Por isso, dê o petisco ao filhote, elogio-o e faça muito carinho no pequeno. Pode ser que na primeira tentativa ele não compreenda o porquê das felicitações, mas com a repetição que deve acontecer neste treinamento ele vai ligar a recompensa ao ato de levantar. É o que na psicologia se chama de condicionamento operante. 

O comando ‘levantar’ vem logo depois, pois o animal fazuma associação entre a palavra e o ato de levantar. Com o petisco longe da visão do filhote, faça um movimento com a mão chamando a atenção do pet e dizendo a palavra “levanta”. Aos poucos, ele vai fazer a associação e o petisco não será mais necessário.

Comentários para "Ensine seu cão a obedecer o comando de levantar":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório