×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 20 de agosto de 2018


Embrapa apresenta rotas tecnológicas para destinação de animais mortos no Show Rural Coopavel 2018

Embrapa apresenta rotas tecnológicas para destinação  de animais mortos no Show Rural Coopavel 2018

Outro tema apresentado pela Embrapa Suínos e Aves no Show Rural Coopavel é o bem-estar na suinocultura.

Núcleo de Comunicação Organizacional - 02/02/2018 - 20:47:22

A destinação correta de carcaças de suínos, aves e bovinos que morrem por causas rotineiras ou catastróficas nas propriedades rurais é um dos destaques da Embrapa Suínos e Aves durante o Show Rural Coopavel, feira que acontece de 5 a 9 de fevereiro em Cascavel-PR. O problema afeta a maioria dos produtores e a preocupação se deve especialmente pela falta de uma regulamentação específica para a remoção e destinação que atenda os aspectos sanitários, ambientais e econômicos.

Para auxiliar produtores e órgãos regulamentadores, a Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolve o projeto TEC-DAM (Tecnologias para Destinação de Animais Mortos, em embrapa.br/suínos-e-aves/tec-dam), que avalia algumas práticas e tecnologias apontadas como rotas tecnológicas, como a compostagem acelerada, a biodigestão anaeróbia, a desidratação, a incineração e a reciclagem industrial de carcaças (chamada de “rendering”) para a produção de farinhas, gorduras, fertilizantes e outros coprodutos de valor agregado. No entanto, essas rotas tecnológicas necessitam uma validação para que possam ser indicadas oficialmente pelos órgãos regulamentadores.

Outro tema apresentado pela Embrapa Suínos e Aves no Show Rural Coopavel é o bem-estar na suinocultura. O assunto envolve toda a cadeia produtiva; do produtor ao técnico, da granja à agroindústria e também os transportadores. Todos em busca da melhoria dos padrões de trato e respeito aos animais. A Embrapa e o Ministério da Agricultura, com a parceria de profissionais e instituições como Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), World Animal Protection (WAP) e Sebrae, elaboraram uma série de documentos e instruções. Foi criado um espaço destinado especialmente ao tema na página da Embrapa Suínos e Aves (embrapa.br/suinos-e-aves/bes), onde todo material (cartilhas, manuais, folders e vídeos) está disponibilizado gratuitamente.

Site especial - A Embrapa disponibiliza um site especial com lançamentos e tecnologias de seus centros de pesquisa que vão estar no Show Rural. O endereço é embrapa.br/showrural.

O evento - O Show Rural Coopavel completa 30 anos em 2018. Os organizadores esperam um público de 250 mil pessoas e 1,5 bilhão de reais em negócios durante os cinco dias da feira. O horário de visitação é das 8h às 18h e a entrada é gratuita. Outras informações em www.showrural.com.br.

Comentários para "Embrapa apresenta rotas tecnológicas para destinação de animais mortos no Show Rural Coopavel 2018":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório