×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 22 de julho de 2018


Em contrapartida do resultado brasileiro, economia do Distrito Federal fecha 2017 em retração

Em contrapartida do resultado brasileiro, economia do Distrito Federal fecha 2017 em retração

Agropecuária cresceu 15,7% no DF, mas a pequena participação na economia não foi suficiente para subir índice.

Por Flávia Maia - Blog Do Consumidor/foto: Ana Rayssa/esp.cb/da Press - 16/03/2018 - 12:18:34

A economia do Distrito Federal encerrou 2017 em situação mais crítica do que em 2016. A queda foi de 0,3%, segundo o dados do Índice de Desempenho Econômico do DF, feitos pela Companhia de Planejamento (Codeplan) e divulgados nesta quarta-feira (14/3). O desempenho local nadou contra a corrente do resultado brasileiro, que teve um pequeno crescimento de 1% no Produto Interno Bruto (PIB), após dois anos consecutivos de retração.

De acordo com o estudo da Codeplan, a atividade econômica do DF voltou a crescer no último trimestre, porém não foi suficiente para elevar o índice anual e deixá-lo positivo. Por isso, o estudo diz que encerrou o ano em queda econômica, “mas com sinais de recuperação”.

Na análise da Codeplan, o desempenho inferior da economia brasiliense frente à nacional deve-se, principalmente, ao perfil produtivo local. A estrutura é muito dependente do setor de serviços (94,3% da produção vem deste segmento), por isso, a queda de 0,2% impactou diretamente no resultado final. A queda nas vendas do comércio e de serviços de informação contribuíram para a queda.

Embora o DF tenha registrado expansão de 15,7% para a agropecuária – mais alta que a média brasileira (13%), o acréscimo não foi suficiente para elevar o Idecon porque a participação do setor é de apenas 0,3% na estrutura produtiva da unidade da federação. A Indústria teve queda de 2,8% e contribui com 5,4% da estrutura produtiva local.

Comentários para "Em contrapartida do resultado brasileiro, economia do Distrito Federal fecha 2017 em retração":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório