ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 24 de maio de 2018

Devo ou não devo utilizar creme dental com flúor na escovação do meu filho?

Devo ou não devo utilizar creme dental com flúor na escovação do meu filho?

Qual seria a quantidade correta?

Redação com agências - 05/02/2018 - 19:27:56

A cárie dentária é uma doença infecciosa de origem multifatorial, que acaba destruindo inicialmente o esmalte do dente e se não controlada, pode haver a destruição completa do dente.

As evidências científicas atuais apontam claramente que a fluoretação da água de abastecimento público e o uso do dentifrício fluoretado (creme dental) diário, foram significativos para o declínio da cárie no nosso País. No entanto, a prevalência da cárie ainda é grande, atinge mais de 50% da população brasileira de 5 anos.

Segundo um estudo da American Academy on Pediatric Dentistry (AAPD), é recomendado o uso de dentifrício fluoretado diário, acima de 1.100 ppmde flúor, duas vezes ao dia, para todas as crianças a partir da erupção do primeiro dentinho decíduo (de leite). As pastas dentifrícias que possuem uma concentração menor que esse valor, não são tão eficientes.

Existe uma recomendação da dose de segurança que precisamos orientar aos pais para que não haja o risco de uma fluorose dentária. Para bebês de 0 a 3 anos, deve-se utilizar o dentifrício do tamanho da metade de um grão de arroz cru (0,05g). Já para as crianças que possuem a idade entre 3 a 7 anos e que ainda não saibam cuspir, o tamanho recomendado é de um grão de arroz (0,1g). Crianças que sabem cuspir, é recomendado a utilização de um grão de ervilha (0,3g).

Atenção papais e mamães, é essencial que vocês auxiliem na escovação da criança até os 7 anos de idade, por mais que a criança seja independente, a mesma ainda não sabe escovar os dentes sozinha.

Dra. Bruna Vasconcelos cro-df: 10909

Instagram: @brunaluizavs

E-mail: brunaluiza.vascs@gmail.com

Comentários para "Devo ou não devo utilizar creme dental com flúor na escovação do meu filho?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório