×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 18 de junho de 2018


Concurso TJ CE 2018 - Vagas para Juiz Substituto

Concurso TJ CE 2018 - Vagas para Juiz Substituto

Certame oferta 50 vagas para o cargo de Juiz Substituto e recebe inscrições até o dia 20 de março de 2018.

Por Melisse V. / Concursos2018 / Foto: Pública - Pixabay - 25/02/2018 - 08:59:49

Se você tem formação de nível superior na área de ciências jurídicas, saiba aqui sobre uma ótima oportunidade com bom salário já no início de carreira. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ CE) publicou no diário oficial do dia 16 de fevereiro de 2018 (sexta-feira) o edital para seu próximo concurso público que visa ocupar 50 vagas para o cargo de Juiz Substituto. Saiba mais informações sobre o processo seletivo a seguir.

Sobre como realizar a inscrição

Quem deseja concorrer a uma das vagas no TJ CE deve acessar o portal eletrônico do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – www.cespe.unb.br/concursos/TJ_CE_18_JUIZ, que foi escolhido como banca responsável por organizar o certame, e efetuar o seu cadastro.

O prazo teve início em 19 de fevereiro (segunda-feira) e se estenderá até o dia 20 de março (terça-feira). A taxa de participação custa R$ 250 e deverá ser paga em quaisquer agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos Correios, até o dia 21 de março (quarta-feira). É possível solicitar isenção do pagamento.

Sobre as oportunidades oferecidas

O edital anuncia 50 vagas para a função de Juiz Estadual Substituto. Do total de oportunidades, 2 são para pessoas com necessidades especiais (PNE) e 10 para quem se autodeclarar preto ou pardo.

A remuneração para quem iniciar na carreira é de R$ 26.125,17.

Sobre os requisitos para o cargo de Juiz Substituto do TJ CE

Para concorrer é necessário possuir diploma de bacharel em Direito, emitido por instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, exige-se que os candidatos tenham no mínimo 3 anos de vivência na atividade jurídica.

Confira outros requisitos:   

Ter nacionalidade brasileira, estar em pleno gozo dos direitos políticos, ter idade mínima de 21 anos e máxima de 65, estar em dia com as obrigações militares, no caso de ser do sexo masculino, possuir aptidão mental e física, ser moralmente idôneo, estar quite com as obrigações eleitorais, entre outros.

Sobre o processo seletivo do TJ CE 

Os concorrentes serão avaliados nas seguintes fases: 1) prova objetiva – prevista para o dia 6 de maio (domingo); 2) provas escritas, sendo a primeira com 4 questões discursivas – que devem ser respondidas em até 30 linhas cada uma – e a segunda com 2 sentenças, uma criminal e outra cível; 3) inscrição definitiva que corresponde a 3 etapas: a) investigação social e sindicância da vida pregressa, b) exames de sanidade mental e física e c) teste psicotécnico; 4) avaliação oral e 5) avaliação de títulos.

As disciplinas cobradas na prova de múltipla escolha, subdivididas em 3 blocos, são: Direito Civil, Penal, Processual Civil, Processual Penal, Direito do Consumidor, Empresarial, Direito Constitucional, Tributário, Administrativo, Eleitoral, Direito da Criança e do Adolescente e Organização Judiciária do Estado do Ceará.

Os candidatos terão de responder a 100 quesitos durante 5 horas. Não havendo tempo adicional para marcação do cartão resposta.

Na avaliação de títulos serão consideradas as seguintes experiências: exercício do magistério superior, exercício efetivo da advocacia, exercício de cargo, emprego ou função pública como Bacharel de Direito, aprovação em concurso público, diploma de mestrado, doutorado, especialização, certificado de cursos de extensão, láurea universitária, vivência em juizados especiais como conciliador ou mediador, publicação de livro ou artigo de própria autoria, participação em banca organizadora, entre outras.

Mais detalhes sobre o processo seletivo

O certame será válido por 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez, a contar da homologação e a critério do tribunal.

A comissão do certame foi formada desde setembro de 2017.

Acesse mais informações no edital através do site www.cespe.unb.br/concursos/TJ_CE_18_JUIZ.

Aproveite e faça sua inscrição. Não fique de fora dessa grande chance.

Comentários para "Concurso TJ CE 2018 - Vagas para Juiz Substituto":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório