×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 22 de julho de 2018


Cientistas usam Wi-Fi para fotografar através de paredes

Cientistas usam Wi-Fi para fotografar através de paredes

Philipp Holl é o homem por detrás deste projeto que usa as ondas produzidas pelo WiFi para identificar espaços livres e preenchidos

Por Noticias ao Minuto Foto: Reprodução/Divulgação - 29/05/2017 - 11:24:58

O Wi-Fi deve ter, em breve, mais "superpoderes" do que promover conexão. Cientistas alemães estudam uma maneira de usar as ondas de rádio para fotografar o interior de edifícios. A ideia dos estudiosos é usar a própria propagação do Wi-Fi para identificar espaços vazios ou não, possibilitando que, tal como em um raio-x, se identifiquem figuras e objetos, com relativa definição.


“Basicamente, esta tecnologia permite fazer um scan da sala através da transmissão de Wi-Fi”, revela um dos cientistas responsáveis pelo projeto, Philipp Holl, da Universidade Técnica de Munique.

 

Holl defende, contudo, que a tecnologia está apenas em fase de inicial. O pesquisador ressalta também que o protótipo no qual trabalha não é uma descoberta, mas é o melhor método explorado pela indústria tecnológica até o momento.

 

“Se estiver uma xícara em cima de uma mesa, não será possível identificar a sua forma. Mas podemos ver a forma de uma pessoa, de um cão ou de um sofá. Na realidade, qualquer objeto com mais do que quatro centímetros de tamanho”, afirma ao Business Insider.

 

O método desenvolvido por este alemão implica na utilização de duas antenas, uma fixa, que mostra todo o campo de Wi-Fi, e uma segunda, móvel, que revela, de diferentes pontos, a propagação do sinal.

 

Estas antenas, contudo, não registram apenas a intensidade do sinal, mas também a ‘fase’, uma propriedade da luz que também é encontrada na propagação destas ondas, uma vez que,como acontece com o laser, o Wi-Fi também emite microondas de radiação.

 

Os dados captados pelas antenas são transpostos para imagem, por meio de softwares, mostrando, “quase em tempo real”, qualquer movimentação atrás de quatro paredes.

Comentários para "Cientistas usam Wi-Fi para fotografar através de paredes":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório