ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 23 de abril de 2018

Cientistas descobrem novo órgão no corpo humano

Cientistas descobrem novo órgão no corpo humano

O novo órgão, batizado de

Do Sputnik / Foto: Pública - Pixabay - 30/03/2018 - 09:29:07

Um grupo de cientistas norte-americanos descobriu por acaso um órgão humano até então desconhecido. O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

O novo órgão, batizado de "interstício", corresponde a uma rede de canais microscópicos que são cheios de fluído e que abrangem todo o corpo.

"Esse órgão provavelmente nunca foi visto antes já que os métodos para processar e visualizar o tecido humano fazem com que os canais sejam drenados e as fibras de colágeno que dão à rede sua estrutura, entrem em colapso", lê-se no artigo.

De acordo com os cientistas, eles descobriram o novo órgão quando estavam examinando o ducto biliar de um paciente com câncer. Ao realizar a análise, os cientistas prestaram atenção em algumas cavidades microscópicas nunca antes vistas.

Os pesquisadores assinalaram que o novo órgão transporta até 20% dos fluidos do nosso corpo, além de "agir como um amortecedor" e proteger nossos órgãos internos. Ao mesmo tempo, o interstício poderia contribuir para uma disseminação mais rápida das células cancerígenas.

Para identificar a existência do novo órgão, os pesquisadores usaram a biópsia de congelação combinada com histologia com agentes fluorescentes.

Os cientistas afirmaram que a descoberta "tem potencial" de se tornar uma "poderosa ferramenta de diagnóstico" de várias doenças.

Comentários para "Cientistas descobrem novo órgão no corpo humano":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório