×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 22 de julho de 2018


Chupeta entorta os dentes?

Chupeta entorta os dentes?

O uso da chupeta pode fazer com que o bebê deixe de sugar o peito da mãe, pois é mais fácil sugar a chupeta do que o seio.

Redação Com Agências - 12/03/2018 - 22:06:24

Existem diversos mitos em torno do tema saúde bucal infantil e este pode ser um assunto que pode gerar muitas dúvidas para os pais, principalmente para aqueles de primeira viagem.

São vários fatores que podem entortar os dentes das crianças: uso de chupeta, mamadeiras e dedos, genética, respiração bucal, perdas precoces de dentes, entre outros. 

O uso da chupeta traz benefícios, porém pode trazer malefícios conforme a frequência em que ela é utilizada. Quanto maior a duração, frequência e intensidade, maiores serão os problemas no futuro.

O bebê pode chora por diversos motivos, o ideal é encontrar a razão do choro e não só oferecer a chupeta. A Chupeta irá acalmar a criança, no entanto ela não irá satisfazer a sua real necessidade.

Nos primeiros meses, o ideal seria que o bebê se alimentasse somente no peito da mãe. O ato de sugar é importante para o desenvolvimento dos músculos e dos ossos da face, além de acalmar a criança.

Amamentar a criança através de mamadeiras, na maioria das vezes, terão sua fome saciada, no entanto, elas ainda sentirão necessidade de sugar, para estimular o desenvolvimento e crescimento facial.

O uso da chupeta pode fazer com que o bebê deixe de sugar o peito da mãe, pois é mais fácil sugar a chupeta do que o seio. A posição da língua durante a amamentação no seio, é diferente da posição durante a sucção da chupeta. Isso poderá deixar a criança um pouco “confusa” quanto a forma correta de mamar, ela poderá não conseguir retirar o leite, ter fome, rejeitar o peito, ou até mesmo causar fissuras no bico do seio.

O maior problema da chupeta é quando ela é utilizada por muitas horas, diariamente, durante muitos anos. Este hábito poderá causar alterações nocivas no seu crescimento facial.

Especialistas recomendam a retirada desse hábito até no máximo 3 anos de idade, após essa idade, poderá refletir em problemas bucais futuros como: dentes permanentes tortos, músculos da bochecha, lábios e línguas flácidas e sem força. Isso trará prejuízos na mastigação e deglutição. O desenvolvimento da fala tambémpoderá ser comprometido.

Os pais ficam preocupados no momento de retirar a chupeta, mas o importante nesta hora é não causar traumas. Jogar o acessório fora sem avisar não é a melhor atitude. Vá afastando aos poucos até o seu filho não sentir mais falta. Conversar também é muito bom. Se o pequeno apresentar resistência, procure ajuda de um especialista. Desta forma a criança não corre o risco de ter problemas bucais e encara de forma positiva a perda do acessório.

Dra. Bruna Vasconcelos, especialista em Ortodontia e Odontopediatria. CRO-DF 10909.

Instagram: brunaluizavs

Comentários para "Chupeta entorta os dentes?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório