ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 22 de maio de 2018

Chefe da OTAN afirma que Portugal já pode aumentar gastos com defesa

Chefe da OTAN afirma que Portugal já pode aumentar gastos com defesa

Para estabelecer um equilíbrio, Jens Stoltenberg chega à conclusão que apesar do aumento em gastos com defesa, é também preciso

Sputnyk - 13/02/2018 - 12:35:53

"Portugal começou a aumentar o orçamento da Defesa e vemos que, com o crescimento econômico registrado, há mais margem para o aumento dos gastos em Defesa", disse Stoltenberg, adicionando que os aliados devem investir mais e melhor neste setor.

Neste contexto, o chefe da OTAN lembrou que no âmbito da cúpula da OTAN, realizada no País de Gales em 2014, os aliados prometeram destinar 2% do seu PIB a despesas militares da Aliança até 2024.

Por isso ele acredita que todos os países membros da Aliança Atlântica possam atingir o nível de investimento necessário. O mesmo está ligado com Portugal que atualmente direciona 1,32% do seu PIB neste setor.

"Depois de anos de queda, desde 2014 que assistimos ao crescimento no investimento em Defesa por toda a Europa. Os planos nacionais demonstram que podemos esperar um crescimento ainda maior", sublinhou.

Ao mesmo tempo, ele afirmou que para este ano oito países membros da OTAN devem atingir o objetivo de 2%, e que até 2024 outros 15 países o farão.

Ao falar sobre o papel-chave que desempenha OTAN na área de defesa na Europa, Stoltenberg advertiu que esta se torna cada vez mesmo mais importante, especialmente após o Brexit.

Para estabelecer um equilíbrio, Jens Stoltenberg chega à conclusão que apesar do aumento em gastos com defesa, é também preciso "evitar novas barreiras dentro da OTAN".

Comentários para "Chefe da OTAN afirma que Portugal já pode aumentar gastos com defesa":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório