×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 20 de agosto de 2018


Carnaval: Uso de glitter nos olhos e pintura da barba requer cuidados

Carnaval: Uso de glitter nos olhos e pintura da barba requer cuidados

Ao cair nos olhos, a dica é prática: evite coçar, e o principal passo é cuidar da limpeza do rosto

Diário de Pernambuco / Manuela Cavalcanti - 02/02/2018 - 11:19:44

A época mais animada do ano está chegando e com ela muitas cores, fantasias e brilho se misturam para compor o look da festa. Uma aposta certeira para o carnaval 2018 é o glitter, que ganha cada vez mais os foliões. No entanto, alguns cuidados são necessários para preservar a saúde da pele e dos olhos, tanto para mulheres quanto para homens.

O primeiro e principal passo para seguir é higienização. As mãos devem estar sempre limpas antes de aplicar qualquer maquiagem, além de pincéis e esponjas serem sempre bem lavadas. Com o glitter, precisa ainda de maiores cuidados. De acordo com o médico oftalmologista Vasco Bravo Filho, do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), é preciso estar atento na hora de aplicar o brilho. "Por se tratar de um material áspero, ele pode entrar nos olhos e arranhar a córnea", explica.

Ao cair nos olhos, a dica é prática: evite coçar. "O recomendado é lavar com água corrente e soro fisiológico. Mas se os olhos permanecerem irritados, é preciso procurar atendimento médico." Para quem usa lentes de contato é preciso ficar ainda mais atento: existem produtos espefícos para a limpeza. Outra dica é "nunca durma com as lentes". 

Ao fim da festa, outro cuidado essencial é limpar toda a maquiagem. Glitter, sombra, lápis de olho e rímel podem se acumular nas pálpebras, por isso, a higiene dessas áreas é importante. "O acúmulo pode acabar obstruindo as glândulas localizadas nessa região, inflamando as pálpebras." Vermelhidão, descamação da pele e coceira são alguns dos sintomas que podem ser identificados. "O correto é utilizar demaquilantes e sabonetes adequados para a higienização dessa região", aconselha o médico. 

Além das maquiagens corriqueiras, a adesão de homens que utilizam o glitter para pintar a barba é grande. Por isso, os empresários Alexandre Guedes e Thais Pedrosa, que comandam a Barbearia Brasil, no Espinheiro, indicam que toda a pintura seja feita com profissionais. "A barba possui uma sensibilidade diferente da região capilar, que pode ficar irritada com qualquer tipo de química. E o barbeiro ou cabeleireiro vai poder ajudar com o descolorante e a tinta mais indicado para cada caso, evitando não apenas problemas como alergias, mas também produtos de boa qualidade para não ressecar os pêlos", orienta Alexandre Guedes.

Em tempo, vale lembrar que o crescimento dos fios é rápido e com isso o ideal é investir em retoques a cada 15 dias. "Fica mais aceso, bonito e longe daquele aspecto desbotado, sem cuidados", reforça Thais. Para aplicar qualquer dessas pinturas, o ideal é sempre fazer aos poucos, mecha por mecha, avalianda a reação de cada pele à cor. "O escolorir para platinar, por exemplo, requer muitas etapas". E no fim, vale lembrar, que hidratações e tratamentos de reestruturação dos fios continuam. 

Comentários para "Carnaval: Uso de glitter nos olhos e pintura da barba requer cuidados":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório