ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 24 de abril de 2018

Cãibras nas pernas: como evitar e tratar

Cãibras nas pernas: como evitar e tratar

Existe uma variedade de coisas que podem causar cãibras nas pernas

Por Tatiana Carvalho - Ekonomista / Foto: Pixabay - 11/04/2018 - 22:17:50

As cãibras nas pernas acontecem de repente e são muito frequentes durante a prática de atividade física, ocorrendo quando existe uma contração involuntária do músculo. Normalmente, sente-se uma dor intensa, resultado da própria contração muscular.

As cãibras nas pernas podem acontecer por algumas razões como estiramento muscular, desidratação, mau uso do músculo, músculos cansados ou falta de eletrólitos, como magnésio e potássio.

O que causa cãibras nas pernas?

Existe uma variedade de coisas que podem causar cãibras nas pernas. No entanto, é importante lembrar que nem todos estes fatores causam, de imediato, as cãibras nas pernas. Como nem sempre é possível saber exatamente o que pode desencadear as contrações musculares, o melhor é minimizar os riscos.

Alguns fatores de risco:

Má circulação nas pernas; Exercitar de forma errada ou muito intensamente determinado grupo muscular; Não aquecer o corpo antes de praticar alguma atividade física; Realizar esforço físico em altas temperaturas; Fadiga muscular; Desidratação; Falta de magnésio e/ou potássio; Problemas no nervo ciático. Existem algumas doenças e condições de saúde que podem aumentar a probabilidade de contrações musculares, seja por causa da medicação utilizada ou não: problemas na tiroide, alcoolismo, falência dos rins, doença de Parkinson, diabetes tipo 2, doenças vasculares, cirrose biliar, gravidez, etc.

Medicamentos como contracetivos orais e diuréticos podem aumentar a ocorrência de cãibras nas pernas.

4 tratamentos para cãibras nas pernas

Não existe um tratamento definitivo para cãibras nas pernas, mas é possível manter uma série de cuidados para tentar preveni-las.

Alongamentos

Essa dica vale tanto para o momento da cãibra como para a prevenção, pois um músculo alongado estará também mais relaxado. No momento da contração, tente relaxar o músculo e até mesmo fazer uma massagem suave.

Compressa quente

Usar uma botija de água quente ou outro tipo de compressa aquecida na região da cãibra pode ajudar a aliviar o desconforto durante ou após a dor.

Magnésio e potássio

Se sofre regularmente de cãibras nas pernas, a melhor coisa é procurar um médico especialista, mas o mais provável é que este prescreva uma suplementação de magnésio e potássio.

É possível obter as doses necessárias destes nutrientes através de alimentos como frutos secos, leguminosas e frutas, como a banana. As mulheres grávidas não devem realizar nenhum tipo de suplementação sem antes consultar um médico.

Hidratação

Beber bastante água pode ajudar a evitar as contrações. Se pratica algum desporto com regularidade, invista em bebidas ricas em eletrólitos e sais minerais.

Comentários para "Cãibras nas pernas: como evitar e tratar":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório