×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 23 de setembro de 2018


Boas práticas: Terceirizados somam esforços pelo uso consciente da água

Boas práticas: Terceirizados somam esforços pelo uso consciente da água

O sucesso da iniciativa se deu pela colaboração dos funcionários da limpeza e garçons, que aderiram à ideia e são fundamentais para a realização das coletas.

Secretaria De Comunicação Do Mpdft - 08/03/2018 - 07:08:28

“É um trabalho de formiga que fazemos aqui, mas é muito gratificante”, confessa Ilma Amaral, terceirizada encarregada da limpeza que, junto com Irene Amorim, também da limpeza, tiveram uma ideia para economizar água no Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT): reutilizar o descarte que ficaram nos copos após o término do expediente. 

A iniciativa surgiu em outubro de 2017 e foi motivada, principalmente, pelo racionamento de água que Brasília vem enfrentando. A água que sobrava nos copos após o expediente era descartada sem nenhum uso. Vendo todo o desperdício e a possibilidade de reúso, Ilma e Irene resolveram fazer um teste e juntar o que antes seria despejado para descobrir o volume que conseguiriam recolher.

A ideia deu certo e, já nas primeiras semanas, a coleta foi suficiente para reutilização. Foram feitas gincanas para incentivar ainda mais o reaproveitamento em todos os andares, e a recompensa era ver o resultado: conseguir limpar uma sala com a água reutilizada.

O armazenamento é feito em galões também reutilizados, devidamente tampados e reservados para o reaproveitamento. Toalhas de mesa e utensílios de uso pessoal não são lavados com a água recolhida. Para lavar as salas, a água recolhida é colocada em garrafas de refrigerante e, com um furinho na tampa, é possível dosar a quantidade utilizada. Com 2,5L de água recolhida, é possível lavar uma sala.

O uso consciente da água acompanha as encarregadas em sua rotina também fora do órgão. Nas atividades domésticas diárias, o desperdício está fora de cogitação: “Quando lavo as verduras, a água que iria para o ralo, eu uso para regar as minhas plantas. A água da máquina de lavar também uso para outras coisas”, reforça Ilma. “Só espero que as pessoas tenham consciência na hora de usar esse bem tão precioso, mas que não é eterno: a água”, finaliza.

  •  

Comentários para "Boas práticas: Terceirizados somam esforços pelo uso consciente da água":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório