×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 20 de agosto de 2018


A busca de Buenos Aires por se tornar uma cidade para as pessoas

A busca de Buenos Aires por se tornar uma cidade para as pessoas

Buenos Aires está se convertendo em uma cidade de escala humana.

Estadão Conteúdo - 31/07/2018 - 10:59:16

Você desembarca do ônibus, sai do carro, freia a bicicleta, para sua caminhada. Está em uma esquina e as pessoas passam à sua frente a toda velocidade. Olha para cima: os edifícios são imponentes e de diferentes estilos. O céu se estende sempre um pouco mais. É impossível conhecer seus limites. Você se imagina lá em cima e de repente está lá. O que vê?

Buenos Aires está se convertendo em uma cidade de escala humana. Começamos a enxergar nossas ruas com outros olhos e isso nos levou a repensar duas coisas, o desenho urbano e a forma como as pessoas são transportadas.

No primeiro caso, entendemos que um bom desenho orienta escolhas saudáveis que se integram com o cotidiano das pessoas e fazem bom uso do espaço público, que deve funcionar como ponto de encontro.

No segundo caso, foi desenvolvido o Plano de Mobilidade Sustentável da Cidade de Buenos Aires, que busca favorecer o transporte público e incentivar o uso de meios de mobilidade sustentável. Alguns dos projetos levados adiante foram as Intervenções de Pedestres e a Rede de Metrobus.

A prioridade é melhorar a qualidade de vida, com foco na saúde e na segurança na via pública. Buscamos criar uma cidade na qual possamos nos mover de uma forma melhor e, para tanto, pensamos em mudanças de infraestrutura que reorganizam o trânsito e o convertem em um lugar mais caminhável.

Estamos trabalhando em direção a uma sociedade sustentável e a uma comunidade mais aberta e inclusiva. Desembarcamos do ônibus, saímos do carro, freamos a bicicleta e paramos a caminhada. Na esquina as pessoas também estão paradas. Olhamos uns para os outros e cedemos passagem.


Paula Bisiau é subsecretária de mobilidade e segurança da prefeitura de Buenos Aires

Comentários para "A busca de Buenos Aires por se tornar uma cidade para as pessoas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório